TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: Ciência, Arte Ou Profissão

Trabalho Escolar: Administração: Ciência, Arte Ou Profissão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 2

Sempre há esse questionamento, em qual dessas três a administração se encaixa melhor. Muitos críticos declaram-na como uma arte, igualmente fortes são os argumentos de que ela é uma ciência devido aos seus “princípios”. Outros a declaram como uma profissão, devido aos inúmeros profissionais da área: estudiosos, consultores e inovadores.

Ciência

 Os seres humanos não são padronizados e os experimentos não podem ser repetidos sob condições padronizadas (Frederick Taylor)

 A administração preenche os requisitos para um campo de conhecimento porque ela pode ser estudada (pode ser aprendida ensinada e pesquisada) por algum tempo e tem sido organizada em uma série de teorias (Luther Gullick)

 A administração entretanto, não pode ser apontada como ciência exata como as ciências naturais; nunca poderá ser uma ciência exata porque trata com seres humanos.

 Sendo assim é uma ciência social que lida com fenômenos complexos sobre os quais pouco se sabe. Alguns estudiosos ou escritores preferem denominar a administração como uma ‘ciência leve’ na qual não existem regras pesadas e rápidas mas sim limitações (Peter Drucker)

Arte

 A administração é fortemente orientada para um cumprimento de metas. Para isso, os administradores manipulam os recursos humanos na atividade organizacional.

 O dinheiro como um elemento de motivação

 Fato de as pessoas não gostarem de trabalhar

 Elemento humano tem que ser coagido, controlado e dirigido

Administração implica no uso de autoridade: Ter autoridade é o direito de dar ordens e o poder de obter a obediência dos subordinados, com isso os resultados devem ser alcançados. Caso não, implicará que o empregado seja punido pelo fraco desempenho, por não estar nos padrões ou sair do plano estabelecido.

Administração envolve obter resultados através das pessoas:

-> Criar oportunidades;

->Remover obstáculos;

->Encorajar o crescimento e o desenvolvimento dos trabalhadores;

->Promover uma orientação quando necessário.

Profissão

Acredita-se que o espírito profissional demande um “instinto matador”, uma grande coragem para enfrentar os desafios e alcançar resultados de modo diferente.

 De acordo com alguns estudiosos as principais características de uma profissão incluem:

->Técnicas, habilidades e um conhecimento especializado;

->Treinamento e competência;

->Ter um código de ética ou padrões de conduta;

->Um compromisso de servir mais do que obter recompensas.

Atualmente tem-se constatado que o sucesso no trabalho é mais importante do que as recompensas financeiras ou os ganhos políticos para aquelas pessoas que têm o básico para as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com