TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Cargos, Salários E Benefícios

Casos: Administração De Cargos, Salários E Benefícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  3.735 Palavras (15 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Administração de Cargos, Salários e Benefícios

LUANA PEREIRA RA: 1299187363

LUCAS MOREIRA RA: 5728177045

MARIA CRISTINA RA: 4300069960

TUTOR EAD: MONICA ROBERTA DE MORAES

TUTOR PRESENCIAL: ULISSES RODRIGUES VIEIRA

Brasília 28 de Novembro de 2013

Introdução

O objetivo deste é mostrar como a motivação desempenha um papel importante no local de trabalho. Relacionado a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada à origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes.

Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos móveis.

Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seus desejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.

Quando se trata de motivação, cada um tanto no emprego, na família, no relacionamento e etc. Se baseia em algo para se motivar nos casos dos autores se baseia como, por exemplo, Abraham Maslow acha que a motivação vem de cada pessoa a sua força de vontade, ter segurança no que faz ninguém ao seu redor é capaz de te desanimar ou animar.

A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo. A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem. Na vida religiosa, quando se tenta compreender o que motiva alguém a ter fé numa determinada crença. E, nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação.

Salário Motiva?

Nos dias atuais as organizações buscam entender os mecanismos da motivação. Alguns acreditam que o dinheiro é um dos elementos que promovem a motivação nas pessoas, mas isso é um engodo.

A motivação é na verdade é a expressão das percepções neurológicas em que um conjunto de emoções específicas se manifesta na mente do indivíduo. Portanto, a motivação é fator interno e não externo ao indivíduo e por isso o dinheiro não pode ser motivador. Essa ideia falsa é veiculada por pessoas apegadas à matéria. Em estudo realizado pelos Doutores Tim Kasser e Richard Ryan em 13 países diferentes, concluiu que a busca por bens materiais não trás satisfação duradoura ao ser humano, sendo causa de baixa estima, ansiedade, insatisfação e depressão. Esta busca por dinheiro, apenas por dinheiro provoca frustração nas pessoas.

Conclui-se assim que o dinheiro não produz motivação duradoura, é necessário que o estímulo financeiro seja efetuado com certa frequência para se obtiver um resultado satisfatório. Mas esta é uma estratégia ineficaz, pois provoca desgastes nas pessoas e há limites na capacidade e possibilidade da empresa em gratificar financeiramente o funcionário. Algumas organizações têm trabalhado no sentido de encontrar formas mais eficientes de se motivar as pessoas, e o resultado é que essas organizações estão conseguindo os melhores talentos do mercado.

Portanto as empresas devem colocar como prioridade para motivação dos colaboradores é desenvolver um ambiente que mostre as pessoas: oportunidade de crescimento, o trabalho pode ser conciliado à vida profissional, não deixando de ter a vida social para se dedicar exclusivamente ao trabalho, mostrar de forma clara que o colaborador faz parte da missão, visão, e dos valores da organização deixando ao individuo a sensação de participação assídua na organização.

Os lideres hoje em dia querem os colaboradores motivados para que isso aconteça é necessário que: os lideres tenham como prioridade tanto os interesses dos colaboradores tanto da empresa fazendo que ambos caminhem juntos a um objetivo crescimento e resultados como foco, assim terá uma equipe motivado cada qual respeitando seus interesses e os interesses comuns da empresa como um todo.

Teoria de Abraham Maslow

Aspectos Teóricos de Abraham Maslow – Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow

Abraham Maslow, psicólogo humanista, propôs uma classificação diferente das necessidades. Para ele há cinco tipos de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança íntima (física e psíquica), necessidades de amor e relacionamentos (participação), as necessidades de estima (autoconfiança) e necessidades de autorrealização. Essa nova classificação permitiu uma nova visão sobre o comportamento humano, que não busca apenas saciar necessidades físicas, mas crescer e se desenvolver.

Maslow organizou as necessidades em uma pirâmide, colocando em sua base as necessidades mais primitivas e básicas. O autor descreve uma diferença qualitativa entre as necessidades básicas e mais elevadas: as primeiras são necessidades defectivas ou deficitárias, ou seja, baseadas na falta e devem, assim, ser saciadas para evitar um estado indesejável, enquanto as necessidades dos níveis mais altos da pirâmide são necessidades de crescimento. Estas necessidades não buscam ser saciadas para se evitar algo indesejável, mas para se alcançar algo mais desejável.

A organização piramidal das necessidades implica, em primeiro lugar, que as necessidades mais embaixo são mais primitivas e urgentes do que as mais de cima; ao mesmo tempo, à medida que sobem na hierarquia as necessidades tornam-se menos animalescas (mais distantes do instinto) e mais humanas (mais próximas da razão). Assim, ao mesmo tempo em que é desejável atingir os níveis mais altos da pirâmide, as necessidades mais básicas são mais poderosas. Somente quando necessidades mais básicas estão saciadas - total ou parcialmente - torna-se possível partir para o próximo nível - ou melhor, o próximo nível se torna perceptível. A hierarquia de necessidades de Maslow, entretanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com