TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Ensaios: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 11

1 – CONCEITO

A administração de materiais e logística estuda a forma mais rentável no serviço de distribuição ao cliente que a administração pode fornecer, através da organização, do planejamento e controle do fluxo de atividades da organização, a partir da compra da matéria-prima até a entrega do produto final ou serviço ao consumidor.

No atual ambiente competitivo, tem-se um cenário cada vez mais complexo e variado, onde a globalização traz consigo incertezas econômicas, no qual a fidelidade dos clientes, as parcerias com os fornecedores e os colaboradores da empresa, o transporte, a armazenagem, os meios de comunicação e a distribuição dos produtos, são variáveis que movem uma organização e por isso devem ser consideradas, pois, estas variáveis levam as empresas à estarem extremamente sujeitas as subsistências do mercado atual.

Neste contexto, a administração de materiais e logística se torna uma importante ferramenta para auxiliar na solução de problemas que fazem diferença no mercado. Por traz desta ferramenta, há uma gama de recursos indispensáveis que permite a disponibilização de serviços com níveis de qualidade elevados e a minimização dos custos, possibilitando uma vantagem competitiva.

1.1 - Recursos Patrimoniais.

Os administradores estão reconhecendo que para implantar melhorias em uma organização é preciso dar um enfoque maior ao sistema logístico, dinamizando-o. Mudar o tradicional “produza, estoque e venda” para um novo conceito, “definir mercado, planejar o produto, dar apoio logístico” é o primeiro passo para se compreender melhor o fluxo de materiais dentro de uma organização, as relações de tempo-estoque na produção e a distribuição tanto de matéria-prima e produto em processo, quanto de produtos acabados.

Com isso, a logística é dividida em duas atividades: a distribuição física e a administração de materiais, onde juntas envolve o controle da movimentação e da demanda de suprimentos. O interesse pela logística dentro e fora de uma organização é crescente, pois, suas vantagens são de extremo interesse para a administração de uma empresa, com o intuito de satisfazer e manter clientes e maximizar lucro da organização.

Segundo Christopher (2007, p. 03):

Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura seja maximizada mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado.

Um alto nível da logística, por exemplo, seria o fornecedor abastecer o estoque de um cliente automaticamente e no momento em que o suprimento fosse necessário. Isso é fundamental para qualquer empresa, independente do setor de atuação ou tamanho, pois, a logística envolve atividades comuns a qualquer segmento industrial ou comercial, como, atividades de transporte, armazenamento, manuseio de materiais e embalagens, entre outras.

1.2 - Administração de materiais.

A administração de materiais é um conjunto de atividades de uma empresa que comporta em suprir as unidades de processamento dentro da organização de acordo com os materiais necessários. Essas atividades abrangem desde o pedido de compra até as operações de controle de estoque de produtos acabados.

Segundo Martins (2009):

“A administração de recursos materiais engloba a sequencia de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e finalmente em sua distribuição ao consumidor final”.

Antigamente era mais comum dizer que a administração de materiais servia para garantir a existência contínua de um estoque, organizado de forma que nunca faltasse suprimento algum, e estas atividades citadas acima, seriam complementos desta função. Agora, num pensamento mais moderno, essas atividades são a administração de materiais e o fato de garantir a existência de um estoque contínuo é apenas uma consequência do bom funcionamento das atividades.

Hoje, a administração de materiais, torna-se um sistema integrado que interage para construir um todo organizado, destinado a capacitar a administração dos meios necessários para o suprimento de materiais, no tempo certo e na quantidade certa, com qualidade e menor custo através de técnicas como Just in time (JIT), Kamban, entre outras.

Contudo, compreende-se que é através de sistemas logísticos que os materiais fluem pela cadeia mercadológica de um país e os produtos são distribuídos aos consumidores. Sendo assim, tem-se que a responsabilidade da logística e da administração de materiais relaciona-se com a disponibilidade de matérias-primas, produtos em processo e estoque de produtos acabados onde são requeridos e ao menor custo.

2 – GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

Atualmente o conceito de ocupação física que se concentrava mais na área do que na altura, esta mudando. No geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Isso vem mudando o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico. Não é mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi à solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros.

Os termos "armazenagem" e "estocagem" são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas podemos distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como "armazenagem" e à guarda de matérias-primas como "estocagem".

A importância da Armazenagem na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.

O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo as variáveis estratégicas, através de estudos de localização aspecto técnico, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com