TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Projeto de pesquisa: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.579 Palavras (31 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 31

UNIFAI – Centro Universitário Assunção

Curso: Administração

Disciplina: Administração de Materiais I

1 INTRODUÇÃO (BIAZZI, 1994)

As empresas que operam no comércio varejista podem ter seu tipo de produção classificado como "estoque puro". Tais sistemas não executam atividades de manufatura em seus produtos, limitando-se a intermediar os bens entre seus fabricantes (ou atacadistas ) e seus clientes.

Desta forma, o tempo gasto para a execução de sua função (suprimento) é decorrente, basicamente, do tempo necessário à entrega dos bens pelos fornecedores (lead-time de compra). Além disso, o fornecedor pode exigir um tamanho mínimo de pedido, pedidos que envolvam múltiplos de uma certa quantidade ou valor, um período mínimo entre pedidos ou ainda uma periodicidade fixa para a sua colocação.

A demanda pelos seus produtos ocorre de forma quase contínua, em pequenos lotes ou mesmo em unidades, sendo que, em caso de falta do bem na gôndola, o cliente, via de regra, dirige-se a outra empresa para adquiri-lo.

As decisões operacionais da empresa, neste caso, limitam-se a definir os instantes em que serão efetuados os pedidos e a quantidade dos pedidos de cada bem, sendo que o intervalo de tempo em que estas decisões são tomadas (período de replanejamento) costuma variar desde um dia até, normalmente, um mês.

Tais decisões devem levar em consideração os custos associados a estoques, os quais podem ser classificados nos seguintes grandes grupos:

• Pedido (preparação e colocação de ordens, recepção e controle da qualidade dos bens);

• Material (o bem em si);

• Estocagem (oportunidade do capital empatado, armazenagem, seguro, deterioração, obsolescência, etc);

• Falta (a perda de venda acarreta, além da perda da margem bruta de contribuição do produto, a perda de imagem frente aos clientes e o ônus de eventuais esforços para contornar a situação).

2 DIMENSIONAMENTO DE ESTOQUES (ROSA, MAYERLE, GONÇALVES, 2010)

A escolha de um fornecedor é uma decisão que tem impactos diretos na performance de uma empresa, podendo influenciar significativamente seus indicadores de qualidade, custo e prazo. Em um mercado cada vez mais competitivo, ávido pela baixa relação preço-qualidade, uma decisão natural é a escolha daquele fornecedor que apresente baixo custo e garanta uma qualidade satisfatória mínima a seus produtos. Entretanto, outro critério igualmente importante está relacionado ao prazo de entrega do fornecedor escolhido. Nesse contexto, o tempo de ressuprimento (ou lead time) desse fornecedor e, principalmente, sua variação assumem papel fundamental frente à atual tendência de gerenciar a cadeia de suprimentos numa abordagem de busca pela eficiência e redução dos custos globais.

Normalmente, o tempo decorrido entre a colocação do pedido e a entrega do lote solicitado consiste da interação de algumas etapas:

• Preparação da ordem;

• Processamento da ordem;

• Atendimento da ordem;

• Tempo de entrega.

O valor desse tempo de ressuprimento, bem como seu desvio padrão são variáveis relacionadas à quantidade de estoque de segurança que uma empresa deve manter visando suprir, a um dado nível de serviço, sua demanda e, principalmente, suas flutuações naturais. Em alguns casos, esse nível de serviço (mínimo) é estabelecido pelo próprio mercado, dado o tamanho da concorrência existente.

Nas atividades exercidas pela logística, estoques estão sempre presentes, respondendo por uma parcela (significativa) nos custos logísticos de uma empresa e, também, de um país. A racionalização desses estoques passa pela coordenação da cadeia de suprimento, também como forma de reduzir tais custos. Como consequência, a diminuição proporcionada nos custos logísticos poderá vir a se traduzir em aumento das margens e do lucro de uma empresa.

Observando sob a ótica da produção e da saúde financeira da empresa, estoques são igualmente importantes. Processos produtivos pouco confiáveis, bem como aqueles mal gerenciados, acabam por gerar mais estoques, seja num mecanismo de precaução a eventos inesperados, seja como resultado da ineficiência administrativa dos recursos materiais existentes em todo o ambiente produtivo. Estoques, portanto, são de grande importância, tanto para a logística quanto para a produção.

Naturalmente, estoques representam capital imobilizado, o qual pode ser bastante significativo dependendo do ramo de atuação da empresa. A importância dos custos associados aos estoques, evidenciam que eles podem parecer indiretos, difusos ou irrelevantes, entretanto, apontam que sua redução pode ser crucial para competir em mercados mundiais.

Na logística e na produção a existência dos estoques é suportada por diversos fatores:

• Permitem economias de escala na compra e no transporte;

• Amortecem as incertezas da demanda e do tempo de ressuprimento;

• Permitem uma produção uniforme;

• Garantem disponibilidade;

• Minimizam perdas com stockout – situação na qual a demanda não é atendida pelo estoque;

• Utilização com um viés especulativo;

• Incompatibilidade intrínseca entre demanda e oferta.

Diante da necessidade de sua existência e considerando sua importância, tanto estratégica quanto financeira, diversas técnicas e filosofias de trabalho abordam a questão da melhor gestão dos estoques. Uma das primeiras e mais tradicionais formas de trabalhar essa relação de trade off, do ponto de vista da minimização de custos, é a utilização do lote econômico de compra (LEC ou Economic Order Quantity - EOQ).

Embora outras técnicas (ou filosofias), como o Just-in-time (JIT), terem se consolidado e, atualmente, subsidiarem grande parte das ações voltadas à redução dos desperdícios – entre eles, o de estoque –, o estudo, a concepção e o aprimoramento de modelos de controle de estoque ainda continuam um campo fértil. Tal desenvolvimento tem se utilizado de outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com