TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Exames: Administração De Materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO - 3 -

2. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 3 -

3. CONTROLE DE ESTOQUE E ÁREA DE SUPRIMENTOS - 4 -

4. A EMPRESA - 5 -

5. SUPPLY CHAIN MANAGAMENT - 6 -

6. CONCLUSÃO - 7 -

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - 8 -

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo colocar os alunos como consultores de logística para que haja o desenvolvimento das matérias estudadas e sua ligação com a prática da cadeia de logística de administração de materiais.

A importância deste desafio é enfatizar as estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, que é de suma importância para que os alunos conheçam o que está sendo utilizado pelas organizações e através da comparação entre teoria e prática desenvolvam habilidades para planejar suas próprias estratégias de administração de materiais e logística.

2. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Em nossa visão a Administração de Materiais e Logística é essencial para as organizações, pois ele realimenta todo o sistema através de processos lógicos organizando um sistema de entradas, processos, saídas e o feedback.

A Administração de Materiais e Logística se estrutura com as seguintes áreas: logística, compras, estoques, instalações e recursos.

Martins (2009) afirma que temos um leque numeroso de itens que devem ser levados em conta para manter o processo, alguns deles são: os recursos, a tecnologia, o produto, o processo, a gestão e informação, gestão de compras, aquisição de recursos e análise de estoques. Com esses itens pode-se afirmar que é um sistema aberto que recebe informações, tem ligação na tomada de decisão e tem total influência nos planos elaborados pela organização para alcançar seus objetivos e metas.

O autor Viana (2008) coloca um conceito moderno para essa área da Administração, pois ele diz que a área tem o poder de gerir todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma empresa. E, além disso, busca alcançar preços baixos, baixo custo de aquisição e posses, alto giro de estoques, continuidade de suprimentos, consistência da qualidade, pouca despesa com funcionários, aperfeiçoamento dos mesmos, relações favoráveis com os fornecedores e bons registros.

A armazenagem de materiais também é uma preocupação constante do administrador, pois têm um custo (posse e conservação da área, conservação dos próprios materiais, custo de pessoal, etc), além do próprio custo do estoque imobilizado (VIANA, 2008).

Com base nos estudos podemos observar que nossa visão está certa, pois com a concorrência crescendo as empresas buscam melhorar seus resultados, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, pelo menos comparativa, é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

3. CONTROLE DE ESTOQUE E ÁREA DE SUPRIMENTOS

Segundo Koch (2008) o departamento de Suprimentos gerencia tudo relacionado com a matéria-prima e os componentes remete o pedido aos fornecedores, cuida do transporte, da armazenagem e da distribuição. É muito importante se controlar o que se compra para evitar desperdícios e gastos sem necessidades. Para isso é de extrema importância à boa comunicação entre as áreas e seus gestores.

A administração dos estoques deve visar o equilíbrio adequado entre o atendimento aos clientes e a mínima imobilização de recursos. A concretização dessa filosofia é através da utilização da função marketing como administrador dos fluxos de informação com o auxílio, preferencialmente, de uma base de dados. Os fluxos de informações devem caminhar por sistemas, como por exemplo, o EDI, o WAN (Wide-Area Network), o Kanban, etc. Para o sucesso na implementação desses sistemas é ter uma boa equipe de colaboradores treinados e capacitados para operar as tarefas e alimentar a ferramenta com informações.

Com a crescente competitividade, as empresas para sobreviverem, precisam perseguir e alcançar altos níveis de qualidade, eficiência e produtividade, eliminando desperdícios e reduzindo custos. Sendo assim, é necessário que os gestores recebam informações precisas e atualizadas para um apoio eficaz ao processo decisório. É necessária uma logística integrada, onde o processo logístico e o nível de serviços devem estar sempre ligados buscando o menos custo possível.

Atualmente o mercado exige que as organizações sejam eficazes no processo de movimentação de materiais, interna e externamente, que se inicia desde o recebimento da matéria prima até a entrega do produto final ao cliente. Portanto, cada vez mais percebemos a importância do controle de estoque e da área de suprimentos.

4. A EMPRESA

Uma pesquisa foi realizada com a empresa abaixo, visando conhecer os diferentes sistemas logísticos e seu funcionamento.

Empresa escolhida – Nestlé do Brasil

a) Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?

De tempos em tempos são feitas reuniões entre a Equipe de Vendas, Comercial, Manufatura e PCP onde é acertado um plano de produção baseado em estimativa de vendas anteriores e vendas futuras para determinar o volume a ser produzido dentro do período, depois desta reunião temos nosso time de vendas onde cada vendedor é responsável por determinado cliente onde temos que agir em cima do volume que foi planejado. As vendas são realizadas através do telefone, e-mail e/ou pessoalmente e geram no sistema uma ordem de venda com as quantidades e valores acordados entre vendedor e cliente, feito isso essa ordem de venda fica visível em sistema, dai o setor Customer Service que são responsáveis em verificar aquela ordem de venda, verificar se existe o estoque para aquela ordem e ai sim gerar o que eles chamam de Delivery , que é o documento que aparece para a equipe de Logística, com a Delivery no sistema e vai para o setor de programação de cargas que trabalha com todas as outras geradas, que são chamadas de Carteira. Nesta carteira são varias Deliverys para todas as regiões do Brasil onde cabe ao programador de carga fazer a roteirização das regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com