TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Dissertações: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Leonildo Ricardo Filho – 1102001622

Adriana Flauzino Aleixo – 1102001614

Kátia Gomes da Silva – 1102001613

Verônica Eleonora Aparecida Porto – 3367591582

Maressa Fernanda Moraes – 1102001612

JUNDIAI - SP

2012

Adriana Flauzino Aleixo

Kátia Gomes da Silva

Maressa Fernanda Moraes

Verônica Eleonora Aparecida Porto

Leonildo Ricardo Filho

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Nome do Professor: Prof. Me.Ademir Cavalheiro Leite

Nome do Tutor Presencial: Pâmella Rodrigues Santos

Professor Tutor a Distância: Joseane Fernanda Sartori

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Administração de Materiais.

JUNDIAI-SP

2012

INTRODUÇÃO:

Desafio de aprendizagem – Administração de materiais

Elaborar um modelo de cadeia de suprimentos

A empresa escolhida e a Parmalat, uma multinacional italiana, que se instalou no Brasil em 1977.

CADEIA DE SUPRIMENTOS DA PARMALAT

ATIVIDADE PRIMARIA

A cadeia de suprimentos da empresa Parmalat tem seu começo quando a empresa procura seus fornecedores. Esses fornecedores são do segmento de laticínios, são cerca de 30 cooperativas que congregam cerca de 7,5 mil famílias produtoras de leite. Todos os dias, esses cooperados enviam para as fábricas da empresa cerca de 3,1 milhões de litros de leite, que são transformados em aproximadamente 152 produtos diferentes, agrupados em 13 linhas de produtos lácteos.

A Parmalat possui uma produção de processos repetitivos em massa e tem seu planejamento de produção feito com uma previsão de vendas e possui logística primaria e secundaria. O seu tipo de produção é o de padronização dos produtos, ou produtos padronizados, que são bens ou produtos que apresentam alto grau de uniformidade, são produzidos em grande escala, onde os clientes esperam encontrá-los a sua disposição no mercado. Esse sistema produtivo pode ser organizado de forma a padronizar mais facilmente o recurso produtivo (máquina, homem e materiais), trazendo maior eficiência do sistema com conseqüente redução de lucros. Todos seus produtos possuem um manuseio diferenciado por se tratar de produto do gênero alimentício, a higienização e feita periodicamente. A embalagem dos produtos e feita através de maquinas de ultima geração, os funcionários nessa parte possuem uma participação tímida. Todo o processo da produção e monitorado por um controle de qualidade vigoroso.

TRANSPORTE

Após os produtos estarem prontos, a Parmalat os leva para armazéns de estocagem, os denominados CDS. Isso acontece por meio de caminhões. Ao chegar nesses armazéns ou CDS os caminhões encostam-se a docas onde é retirada toda a carga e armazenada em enormes geladeiras para conservar os produtos. Quando os pedidos forem feitos novamente o setor de transportes e acionado. O transporte da Itambé e terceirizado, quem faz a terceirização e a PHD transporte e logística.

MANUTENÇÃO DO ESTOQUE

Em se tratando de produtos perecíveis, a manutenção dos estoques da Parmalat tem que ter um acompanhamento especial, ela possui técnicos que estão 24 horas monitorando esses estoques e suas temperaturas, para não haver perdas de produtos. Como falei os estoques dela são geladeiras enormes com espécies de gavetas onde são encaixados os paletes, lá os produtos ficam até a ida para os supermercados, padarias, lanchonetes e etc.

PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS

Os pedidos na maioria das vezes são feitos no próprio estabelecimento dos clientes, os vendedores através de palmtops emitem o pedido para a central de apoio, onde reemite os pedidos para o roteirizador, o qual verifica os estoques, reúne as ordens de venda fornecidas e faz a roteirizarão, e envia para o CD. No CD todo o produto e separado e carregado nos caminhões, e sai dali para a entrega. O prazo de entrega e de 24 horas, d + 1.

ENTREGAS E TÉRMINO DO PROCESSO

Após sair do CD o produto chega ao estabelecimento, ali o produto e entregue e colocado nas prateleiras onde estará pronto para ser consumido pelos consumidores.

O cliente final vai ao estabelecimento e adquire o produto e assim fecha o ciclo da cadeia de suprimentos.

A HISTÓRIA DA PARMALAT NO BRASIL

A Parmalat uma multinacional Italiana instalou no Brasil em 1977 quando o país começava a se urbanizar, um grupo de sonhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com