TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Exames: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  5.119 Palavras (21 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 21

Para o completo funcionamento de uma empresa, esta requer disponibilização de recursos financeiros, humanos e de materiais. No que diz respeito aos insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação.

Com as exigências do mercado consumidor, as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, para obterem vantagens competitivas, e uma das formas de obter tal vantagem se da através de uma boa gestão de recursos materiais e patrimoniais.

Gerir bem estoques e seus patrimônios produtivos de forma a utiliza-los com a máxima eficiência e eficácia cm custos programados.

Administração de Recursos Materiais engloba a sequencia de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final e, de que maneira podem ser utilizadas para proporcionar vantagem competitiva. A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos ou serviços desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos ou serviços em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes ao menor custo possível. Apresentamos cada um dos recursos logísticos: informações previsões estoques, transportes, armazenagem, movimentação de materiais e embalagem. Concluímos que em cada um desses recursos existem estratégias e formas de se maximizar o desempenho do sistema logístico diminuindo os custos e proporcionando diferenciação e vantagem competitiva.

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Sendo o ambiente competitivo como é faz-se necessário a busca de alternativas de vencer os concorrentes. A administração de materiais é bastante ampla e pode contribuir a partir do momento que envolve as seguintes atividades: Gerenciamento dos recursos materiais Materiais auxiliares; Matéria-prima Produtos/materiais em processo; Produtos acabados Gerenciamento dos Recursos Patrimoniais Equipamentos; O que deve ser comprado Como deve ser comprado; Quando deve ser comprado; Onde deve ser comprado; De quem deve ser comprado; Por que preço deve ser comprado; Em que quantidade deve ser comprada; Logística interna e Logística Externa.

ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA VULCAMAR

“Localizada em São Luis - Maranhão, atua há 20 anos na comercialização de artefatos de borracha e manutenção em equipamentos hidráulicos, em todo interior do estado. Aproximadamente no ano de 2010 a empresa enfrentou grande problema devido falta de espaço em seu armazém, mesmo adotando a filosofia de estoque minimizado – devido a característica dos produtos comercializados – precisando assim aumentar assim sua capacidade de estocagem. A solução encontrada foi a verticalização dos estoques, proporcionando assim melhoria no layout e na organização dos armazéns. Segundo funcionário responsável, foram obtidos um aumento de 60% na capacidade de estocagem e aumento de 25% na capacidade de embarque, ganhos estes obtidos sem aumento no quadro de funcionários nos departamentos envolvidos.”

A empresa ganhou eficiência nos processos internos e credibilidade quanto a pontualidade de saída de mercadorias a serem vendidas no interior do estado.

Situações diferentes como visão de futuro, missão e valores do negócio exigem formalizações e definições customizadas para a obtenção do sucesso com as estruturas sejam elas de almoxarifado ou qualquer outro setor da instituição.

* Tempo decorrido entre a adoção de uma providência e sua concretização (ex.: o tempo havido entre a formulação do pedido e o recebimento da mercadoria correspondente).

Sistemas de Gerenciamento de Almoxarifado

A escolha do sistema ideal do almoxarifado deve estar norteada na ideia de melhoria do aproveitamento da matéria-prima e dos meios de movimentação característicos da organização, evitando assim problemas corriqueiros como perda de produtos por batidas e impactos decorrentes da má localização do lote do produto ou mesmo por condições de não conformidade física, química ou biológica exigida para o acondicionamento de determinados produtos. Características a serem observadas na escolha de um sistema de gerenciamento de almoxarifado:

* Características físicas, químicas e biológicas dos produtos;

* Quantidade do material a ser movimentado;

* Especificações técnicas de exigência de acondicionamento físico do material;

* Capital disponível na organização para manutenção e potencial ampliação futura do armazém;

* Relação custo x benefício (obtida através de cálculos de ganhos em mão de obra direta, de materiais e da redução das despesas indiretas comparadas com os custos de implementação dos maquinários e suas instalações e manutenções);

* E outras características interessantes para cada tipo de instituição.

Sistema de endereçamento localização de materiais:

O objetivo de um sistema de localização de materiais deverá ser o estabelecimento de meios necessários à perfeita identificação da localização dos materiais estocados sob a responsabilidade do almoxarifado. Deverá ser utilizada uma codificação representativa de cada local de estocagem, abrangendo até o menor espaço de uma unidade de estocagem. Cada conjunto de código deve iniciar, precisamente, o posicionamento de cada material estocado, facilitando as operações de movimentação, inventário.

Normalmente são utilizados dois critérios de localização de material:

Sistema de Estocagem Fixa: Sistema onde é determinado um número de áreas de estocagem para cada tipo de material, definindo-se que somente os materiais desse tipo poderão ser estocados nessas áreas.

* Técnica: Os requisitos de espaços físicos devem ser calculados para o pico de estoque de cada produto.

* Desvantagem: Nesse sistema poderá ser criados espaços com alto grau de ociosidade e como os níveis máximos de estoque geralmente não ocorrem no mesmo período, o nível de utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com