TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Trabalho Universitário: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

MÓDULO 15 – Administração de Materiais

( Olga Cristina Rocha de Freitas)

MEMORIAL

Neste caderno ao fazer o relatório do memorial referente ao módulo15 administração de materiais constatamos ter recebido uma contribuição valorosa para nossa formação, relacionada às dimensões técnicas e pedagógicas da administração de materiais. Percebemos então, que o caderno em questão trata de situações que vão muito além da simples organização do espaço físico de um depósito, mas que diz respeito à constituição de uma identidade educativa voltada às preocupações com o isso racional de recursos materiais e a cultura do não desperdício. E neste sentido que as unidades que compõem o caderno, apresentam de forma clara e numa linguagem simples, as informações básicas necessárias ao desenvolvimento das habilidades essenciais aos cuidados com o patrimônio público, no âmbito da escola. \portanto, ao falar da administração de materiais o caderno traz conteúdos relacionados à aquisição, à manutenção, à preservação e à economia dos bens públicos. E ainda traz consigo a reflexão sobre o desenvolvimento, no seio da escola de uma consciência ambiental. Vimos então estudando este módulo 15 que o patrimônio público é o conjunto de bens e direitos pertencentes aos entes da administração pública e, por isso, pertencem a todos os cidadãos. E de acordo com o conteúdo estudado, podemos observar que os objetivos que a disciplina quer alcançar em relação a nós cursistas é fazer com possamos conhecer e desenvolver habilidades básicas necessárias à administração de materiais, equipamentos e recursos naturais e didáticos no ambiente escolar, bem como manutenção e conservação do patrimônio público.

REFLEXÃO – UNIDADE 1: COMPREENDENDO ALGUNS CONCEITOS.

Nesta unidade nos foi apresentado conceitos importantíssimo para nossa formação como técnico em secretária escolar, levando-nos a refletir estabelecendo a diferença entre, gestão e administração, reconhecendo o conselho escolar como instância deliberativa diretamente relacionada à autonomia da escola. Portanto este caderno, mais especificamente esta unidade nos propôs o desenvolvimento de nosso potencial gestor, de nossa criatividade, com vistas à construção de estratégias que melhor atendam a realidade, no que diz respeito ao uso, manutenção e a aquisição dos bens que compõem o patrimônio escolar.

de saber lidar com a relação entre contabilidade e o desenvolvimento humano, vimos que a ciência da contabilidade pode contribuir em favor de nosso crescimento social e pessoal. Entendemos através da leitura da unidade que as mudanças que levaram o homem a cultivar alimentos, criarem animais, formar estoques e agir pensando no futuro, levou o homem a se organizar para produzir e controlar sua produção. Sentindo então necessidade de planejar para atingir seus objetivos, surgindo assim a contabilidade. Portanto, a contabilidade é a ciência que, por meio de registros padronizados, controla tudo que ocorre com o patrimônio do homem, seja pessoa física ou jurídica. A contabilidade controla esse patrimônio mediante registros, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos ocorridos, com a finalidade de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, assim como o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

REFLEXÃO – UNIDADE 2 – ORIGEM DOS RECURSOS PARA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO E DEFINIÇÃO DA PARCELA VINCULADA À EDUCAÇÃO.

Nesta unidade foi possível ampliar nosso entendimento sobre os tributos, impostos taxas e contribuições de melhoria. Vimos que imposto é um tributo exigido do contribuinte. E que as taxas por sua vez podem ser cobradas em da utilização, efetiva ou potencial de serviços públicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com