TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Ensaios: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1. Ética e seus princípios

2. Questionamento, ética, moral e leis

3. Ética nos negócios

4. Mapa Conceitual

5. Referências Bibliográficas

Até que ponto um tecnólogo em logística precisa compreender a ética?

A ética significa o conjunto de valores e da moral que conduzem um indivíduo a tomar decisões. A maior prática da ética nas organizações instala-se por referências, ideais de comportamentos e procedimentos que servem de guia, modelo de ações ou atitudes tidas como aceitas ou recomendadas. Na manutenção de um código de ética é necessário que se tenham os guardiões que, em geral, compõem o Conselho de Ética e têm por objetivo: analisar os casos discrepantes ou não descritos e auxiliar na identificação das necessidades de revisão dos itens existentes, sugerindo acréscimos ou mudanças. Mesmo quando uma organização não tem um código de ética formal, sempre existe um conjunto de princípios e normas que sustentam as suas práticas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização, estes valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com as necessidades da empresa.

A ética numa organização, seja ela empresarial ou governamental, deve ser pautada pelos mesmos princípios. Qualquer ação ou decisão, coletiva ou pessoal, não pode prescindir de um comportamento ético, já que os códigos de conduta devem ser uma ferramenta de gestão para estabelecer e articular os valores corporativos, as responsabilidades sociais, e as obrigações da organização que vão definir a forma como atua para atingir os fins coletivos a que se propõe.

Diferenças e Semelhança entre

Ética, Moral e Leis

Ética

A ética está relacionada à tomada de decisão, e incumbe cada pessoa e cada sociedade de julgar, escolher e instituir os princípios e valores que direcionarão suas relações com o mundo, as coisas e as pessoas

Moral

Quando se fala em moral, está implícito o comportamento correto do ponto de vista de uma sociedade. Conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe.

Lei

Em todos os lugares, culturas e contexto, as convenções morais e éticas transformam- se em leis, em obrigações legais, implicando em punição quando não cumprida.

A ética é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade. A ética é o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as circunstâncias; mas também analisa as consequências dessas ações.

A moral tem um caráter imediato, visto que faz parte integrante da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A moral evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes. No entanto, uma norma moral não pode ser considerada uma lei, apesar da semelhança, porque não está escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria das leis é feita tendo em conta normas morais. Outra importante característica da moral, e esta sim a difere da lei, é o fato desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Finalmente, a ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.

A ética, a moral e a lei estão interligadas. A ética consiste num conjunto de princípios morais, a moral consiste em conjunto de regras, só que a moral atua de uma forma interna só tem valor dentro das pessoas, ela se diferencia de uma pessoa para outra e a lei tem vários significados, ela pode ser aquilo que é justo perante a lei e a justiça, aquilo que você pode reclamar que é seu.

A ética é como uma regra a ser seguido, um dever que profissional tem com aquele que contrata o seu serviço. A moral e a lei têm a seguinte base: a moral tem efeito dentro da pessoa, ela atua como um valor, aquilo que se aprendeu como certo e a lei tem uma relação com a sociedade, a lei é aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes, desde que esteja de acordo, aquilo imposto pela sociedade.

Por que a ética nos negócios?

A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, indicando quando um comportamento é socialmente aceitável ou não, uma atuação ética significa não mais do que respeitar os princípios morais da sociedade. Estes princípios morais constituem regras gerais de comportamento de grande importância para a sociedade. No plano empresarial, a ética vem com a tomada de decisões de gestão, isto é, quais as escolhas efetuadas pelos gestores face de uma pluralidade de opções, tendo como plano de fundo a moralidade.

Quais os benefícios que uma empresa obtém através da ética nos negócios?

Os benefícios são a confiança, num mecanismo de redução de riscos, pois baseada na experiência de que outra pessoa, grupo ou empresa vai honrar sua promessa de proteger direitos e interesses. O comportamento ético e campanhas de atuação social são importantes para o sucesso de seus negócios, pois servem como propaganda da confiabilidade da empresa e sua existência.

É possível que as empresas éticas consigam obter lucros com essa prática?

No momento que você esta sendo ético com seus clientes e fornecedores você adquire a confiança e respeito deles e do mercado obtendo assim lucro.

As empresas perceberam que a ética é uma prioridade crítica em um ambiente de negócios novo e difícil. Duas empresas que trabalham com o foco em ética Ford Motor Company e Philips trazem este conceito bem claro em suas negociações para Bill Ford presidente do Conselho Executivo da Ford salienta que: “Acreditamos que podemos contribuir para tornar o mundo melhor trabalhando de forma ética” e Flávia Moraes, gerente geral de Sustentabilidade da Philips para América Latina diz que: “Ética é um dos valores que norteiam a tomada de decisões em todos os negócios da Philips.”

A definição mais aceita de desenvolvimento sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. O conceito de responsabilidade social é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Responsabilidade Social

A responsabilidade social não é filantropia. Seguindo esta linha de pensamento a idéia de responsabilidade social se tornou essencial para as empresas que pretendem se manter competitivas no mercado consumidor, pois exerce impacto muito grande nos objetivos e significado da empresa. Então podemos definir responsabilidade social como as atitudes éticas que a empresa desenvolve em todas as suas atividades. Uma empresa querendo atuar com responsabilidade social têm de mudar o foco nas suas relações de trabalho adotando posturas éticas e compromissos sociais, fazendo além que está obrigado a fazer pelas leis se tornando uma empresa melhor e construindo uma sociedade mais justa.

Analisando todo este conceito e as abordagens de responsabilidade social dentro das organizações é importante que tenhamos uma certificação que regulamente estas ações, como é o caso da SA8000. As empresas se viram na necessidade de se estabelecer uma série de padrões e criar um registro a cerca da responsabilidade social, com benefícios para funcionários, fornecedores e clientes assim para suprir esta necessidade foi criada a SA 8000. Uma empresa que trabalha para um melhor ambiente de trabalho, com adequação com as condições de saúde e trabalho, um melhor gerenciamento de sua cadeia produtiva, com aumento da produtividade de maneira sustentável consolida sua imagem como uma empresa socialmente responsável.

Marketing Social

O marketing social é a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes, comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos. Utilizando de várias técnicas mercadológicas e promovendo o bem estar social, criando um conceito de inovações sociais, implementando estratégias e estabelecendo novos objetivos sociais.

Referências bibliográficas.

Ethos. Ética e valores nas empresas. Disponível hein:

http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/Reflexco%2010%20web.pdf

Knoow. Conceito de ética nos negócios. Disponível hein: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/eticanosnegocios.htm

Revista ip. Phillips é eleita uma das empresas mais éticas do mundo. Disponível hein:

http://www.revistaip.com.br/article.php?a=113

Orgamar representações. Ford é reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo. Disponível hein: http://www.orgamarrepresentacoes.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=47:ford-e-reconhecida-como-uma-das-empresas-mais-eticas-do-mundo-&catid=3:noticias-secundarias&Itemid=15

...

Baixar como  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »