TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais E Patrimônio

Dissertações: Administração De Materiais E Patrimônio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário

1 – O que são sistemas de inventário?

Os sistemas de inventário são importantes ferramentas para manter a acuracidade dos estoques e dar confiabilidade aos números informados aos setores de suprimentos, vendas, programação e contabilidade. Podem ser feitos a qualquer tempo, se for necessário.

2 – Quando e feito o inventário físico anual?

O inventário físico anual é feito sempre no último dia do ano fiscal, que no Brasil acontece em 31 de dezembro, e vai dar credibilidade aos valores do patrimônio da empresa para a elaboração do balanço anual, conforme rege a Lei.

3 – Podemos substituir o inventário físico anual? Como?

Podemos substituir o inventário físico anual dos itens produtivos e de materiais de consumo por um sistema permanente de contagens cíclicas.

4 – De que maneira podemos separar o inventário físico anual?

Podemos separá-los em: • Bens patrimoniais; • Materiais administrativos; • Produtos acabados; • Matéria-prima para transformação; • Peças compradas para montagem dos produtos acabados; • Peças manufaturadas; • Materiais não produtivos; • Conjuntos e subconjuntos de manufatura.

5 – De que é a responsabilidade pelo inventário físico anual?

O inventário físico anual é responsabilidade do departamento de finanças da empresa, por meio do setor de contabilidade.

6 – Quem deve executar o inventário físico anual dos bens patrimoniais?

É o departamento de patrimônio que envia a todos os departamentos e setores uma lista de bens permanentes, para realizarem o inventário e alocar no registro o local exato em que o bem está disponibilizado, confirmando sua existência.

7 – Qual é o procedimento se um item inventariado não tiver sua contagem aprovada?

Quando a contagem física de um item inventariado não conferir com o registrado no sistema, após duas recontagens, o auditor rejeita aquele inventário e envia as fichas de contagens aos responsáveis pelo inventário.

8 – O que é sistema de contagem cíclica?

O sistema de contagem cíclica, também conhecido como inventário rotativo, é o planejamento de contar todos os itens de acordo com a curva “ABC” durante todo o ano e oferece a vantagem de dispensar o inventário físico anual, com exceção dos bens de uso que são controlados pelo setor do patrimônio e dos materiais de uso da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com