TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Contabilidade

Casos: Administração E Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  6.131 Palavras (25 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 25

ESTATÍSTICA BÁSICA

ROTEIRO DE ESTUDO 01 – Variáveis discretas, distribuição normal e utilização das tabelas das distribuições binominal, Poisson e normal.

Atividade 01

Numa cidade de 25.000 habitantes, ocorrem em média 2 suicídios, por ano. Determine a probabilidade de: (Poisson)

a) Ocorrerem pelo menos 1 suicídio, em 1 ano.

μ = 2

P(x 1) = 1- P( x = 0) = 1 - = 1 - = 1 – 0,1353 = 0,8647 ou 86,47%

b) Não haver nenhum suicídio, em 1 ano.

μ = 2

P(x = 0) = = = 0,1353 ou 13,53%

Atividade 02

Caminhões chegam a um depósito à razão de 3caminhões/hora. Determine a probabilidade de chegarem dois ou mais caminhões. (Poisson)

a) Num período de 30 minutos

Em 1 hora → μ = 3 caminhões

Em 30minutos = 0,5 hora → μ = 1,5 caminhão

P(x 2) = 1 – P( x = 0 ) – P(x = 1) = 1 – - =

1 – 0,223 – 0,3347 = 0,4423 ou 44,23%

b) No período de 1 hora

Em 1 hora → μ = 3 caminhões

P(x 2) = 1 – P( x = 0 ) – P(x = 1) = 1 – - =

1 - 0,0498 -0,1494 = 0,8008 ou 80,08%

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

ROTEIRO DE ESTUDO 02 – Introdução ao Balanço Social e a demonstração do valor adicionado - DVA

Atividade 01

1.1. Elabore um relatório por escrito sobre a história do Balanço Social e DVA – Demonstrativo do Valor Adicionado.

INTRODUÇÃO

O balanço social é uma ferramenta pela qual a organização demonstra sua atuação social e ambiental, durante o ano, desenvolvida juntas aos seus parceiros, é um instrumento de informação da empresa para a sociedade no qual constam questões sociais referentes à economia da empresa e a sociedade. Com isso, constata-se que poderão ser analisadas por meio de balanço social as questões referentes a Recursos Humanos, Meio Ambiente e Valor Adicional.

Conforme o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, na década de 60, devido à guerra do Vietnã, a população da Europa e dos EUA, promoveram um boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas a este conflito. Devido às pressões exercidas pela sociedade, diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. A elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social resultaram no que hoje se chama de balanço social.

No Brasil a idéia começou a ser discutida na década de 70. Contudo, apenas nos anos 80 surgiram os primeiros balanços sociais de empresas. A partir da década de 90 corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente.

A proposta, no entanto, só ganhou visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou, em junho de 1997, uma campanha pela divulgação voluntária

do balanço social. Com o apoio e a participação de lideranças empresariais, a campanha decolou e vem suscitando uma série de debates através da mídia, seminários e fóruns.

Hoje é possível contabilizar o sucesso desta iniciativa e afirmar que o processo de construção de uma nova mentalidade e de novas práticas no meio empresarial está em pleno curso.

Seria também de muita importância para a sociedade, a publicação do balanço social pelo setor público, principalmente pelas prefeituras, estados e pelo governo federal, pois pelo balanço saberemos onde foram alocadas as receitas adquiridas em determinado período e quais as benfeitorias que as mesmas trouxeram para aquela região.

OBJETIVO

O principal objetivo do balanço social é avaliar a estratégica dos negócios da empresa, o que vem se tornando cada vez mais necessário, já que, devido ao aumento da competitividade e à evolução dos negócios, não se pode mais pensar exclusivamente nos interesses da empresa – têm que se conhecer os públicos com os quais ela se relaciona, seus parceiros, seus vizinhos e o meio onde está inserida. O balanço social pode ser um ótimo ponto de partida para um planejamento estratégico, em que poderão ser traçadas ações que objetivem melhorar os relacionamentos entre a empresa, seus parceiros e a sociedade. O Balanço Social também serve como um mecanismo da Contabilidade para geração de informações das atividades da empresa no campo social, registrando suas ações neste campo e avaliando os resultados destas ações. Segundo Iudícibus, Martins e Gelbcke (2007, p.31) o objetivo do Balanço Social é demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio em que está inserida.

USUÁRIOS DO BALANÇO SOCIAL

Para Herbert de Souza (1999), o Betinho, "o balanço social não tem donos, só beneficiários". Para ele "realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática". A empresa, o consumidor,os fornecedores, os públicos, o Estado, a sociedade, em suma, todos são usuários do balanço social.

VANTAGENS DO BALANÇO SOCIAL

Agrega valor ao negócio da empresa, trazendo um diferencial para a imagem empresarial que vem sendo cada vez, mas valorizada por investidores e comunicadores no Brasil e no mundo.

Diminui riscos. Num mundo globalizado, onde informações sobre empresas circulam mercados internacionais em minutos, uma conduta ética e transparente tem que fazer parte da estratégia de qualquer organização e nos dias de hoje.

É um moderno modelo de gestão. O balanço social é uma grande ferramenta, que proporciona a empresa formas de gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos.

É um instrumento de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com