TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Suas Teorias

Seminário: Administração E Suas Teorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Administração

O termo administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Como a tradução do termo em si, não designa algo específico, existem muitas definições, vários autores definem de diversas formas a administração. De maneira geral, atualmente, costuma-se considerar a Administração como o “ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”, ou “Administração é administrar ações através das pessoas com objetivo bem definido”.

Surgimento das teorias de Administração

Ao longo da história, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que se apresentou um desenvolvimento de notável inovação.

Num tempo muito remoto, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio (os quais sugeriam práticas de administração pública), etc.

A filosofia, também, teve grande influência na Administração. Sócrates (com seus questionamentos), Platão (com o livro "A República"), Aristóteles (com o livro "Política") já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial.

As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a

partir do início do século XX, quando, após o advento e consequências da

Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala,

principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e

existia a urgência em organizar e controlar tal produção.

Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas

formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias,

normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época

em que estivessem inseridas. Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.

Administração como ciência emergiu após a revolução Industrial. Frederick Winslow Taylor, o fundador da Administração Cientifica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Segundo a Administração Cientifica, a eficiência é alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e na somatória das eficiências individuais. Para ele, a organização do trabalho deve ser estudada e tratada cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência.

Com o início da Revolução Industrial originou-se a necessidade de novas formas de exploração e gerenciamento. Com direitos limitados, ou até mesmo sem os mesmos, os trabalhadores eram expostos a jornadas e tratamentos desumanos. A partir desse contexto, surgem iniciativas mais aprimoradas com o objetivo de alta produção através de métodos de controle de seus fatores e da gestão de pessoas. Num grande desequilíbrio entre capital e trabalho num ambiente de trabalho cada vez mais hostil, enquanto demanda de mercado e lucros aumentavam consideravelmente; gerando dificuldade no aumento da produtividade da indústria por meio de pessoas eficientes, capazes de assimilar novas tecnologias e adaptação às novas disciplinas de suas áreas. Surge então a necessidade de uma ciência administrativa, de um modelo gerencial a fim de que as demandas da organização fossem atendidas. Visando a produtividade e eliminação de conflitos. Era primordial a necessidade de se formar um gerenciamento e força de trabalho estáveis, capacitados e experientes através de técnicas administrativas, de gestão de pessoal e treinamento. Controlando a produtividade, assim como provisionando a saúde e bem estar para a nova classe trabalhadora.

Administração Científica

O nome Administração Cientifica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração para alcançar a eficiência. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Taylor estabeleceu certos princípios, a saber: O princípio do Planejamento, Preparo, Controle e Execução.

Cronologia das teorias da Administração

1909 Teoria da Burocracia

1916 Teoria Clássica da Administração

1932 Teoria das Relações Humanas

1947 Teoria Estruturalista

1957 Teoria Comportamental

1962 Desenvolvimento Organizacional

Ênfase das teorias

Cinco variáveis

Tarefas

Estruturas

Pessoas

Ambiente

Tecnologia

Cada uma provocou a seu tempo uma diferente Teoria Administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da administração.

E também procurou privilegiar ou enfatizar uma das cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Teoria da Burocracia

"O homem não teria alcançado o possível, se repetidas vezes não tivesse buscado o impossível". Karl Emil Maximilian Weber.

Nasceu em Erfurt(Alemanha) no dia 21 de Abril de 1864, foi um dos maiores sociólogos e o criador da Sociologia da Burocracia.

Segundo Weber, "A Burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e, assim, expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político". A Teoria da Burocracia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com