TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentária Essa Disciplina Trata Dos Assuntos Relacionados à Administração Das Finanças Das Organizações, Estando Diretamente Ligada à Administração, à Economia E à Contabilidade. Pode Ser Vista Como Uma Forma D

Ensaios: Administração Financeira E Orçamentária Essa Disciplina Trata Dos Assuntos Relacionados à Administração Das Finanças Das Organizações, Estando Diretamente Ligada à Administração, à Economia E à Contabilidade. Pode Ser Vista Como Uma Forma D. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 2

Administração Financeira e Orçamentária

Essa disciplina trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações, estando diretamente ligada à administração, à economia e à contabilidade.

Pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos. Aproveita certos dados da contabilidade, outra área da economia aplicada, relacionada à administração financeira.

A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa.

A importância da economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro e teoria financeira pode ser mais bem descrita em função de suas duas áreas mais amplas: Macroeconomia e Microeconomia. A Macroeconomia estuda o ambiente global, institucional e internacional em que a empresa precisa operar, enquanto a Microeconomia trata da determinação de estratégias operacionais ótimas para empresas e indivíduos.

As finanças estão presentes em todas as áreas de uma empresa, possibilitando o funcionamento, sendo extremamente importante a administração e controle eficaz, pois se esta lidando com o capital, recursos essenciais da organização e com as decisões que indicarão o sucesso ou o fracasso, dependendo do que foi decidido, deste modo o administrador financeiro pode atuar em diversas áreas especificas, em alguns cargos ou funções como: Analista financeiro, Gerente de orçamento de capital, Gerente de projetos de financiamentos, entre outros.

O mercado financeiro faz todas as transações envolvendo dinheiro, ou seja, leva o dinheiro de quem tem para quem não tem, cobrando uma valor para desempenhar esse papel: a taxa que chamamos juros. Nele, há a procura por serviços como: seguro de vida, planos de previdência, cobrança bancária, etc. Todos esses processos são fiscalizados e controlados por entidades como o Banco Central, a Bovespa (Bolsa de valores de São Paulo), a CMV (Comissão de Valores Mobiliários), entre outras, sendo que todas estão subordinadas ao Conselho Monetário Nacional - CMN, presidido pelo Ministro da Fazenda.

Tramitam todas as negociações para a compra de partes das Empresas de Capital Aberto, de que qualquer pessoa pode ser sócia, desde que tenha ações da mesma. As negociações das ações são feitas na bolsa de valores - onde o preço é público, assim todos podem comprar pelo mesmo preço, o qual é definido pela oferta e procura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com