TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Orçamentário

Exames: Administração Orçamentário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PRIMEIRA ETAPA: APLICAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NUMA EMPRESA DE SERVIÇO, NUMA EMPRESA COMERCIAL E NUMA EMPRESA INDUSTRIAL 4

3 PERÍODOS ORÇAMENTÁRIOS 6

4 TIPOS DE ORÇAMENTOS 7

5 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO APLICADO AO PLANO DE NEGÓCIOS 8

6 A NECESSIDADE DE SER CRUZAR O PLANEJAMENTO COM EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS 9

7 SEGUNDA PARTE: ELABORAÇÃO DOS EXERCÍCIOS 10

8 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Durante esse trabalho iremos estudar que uma parcela significativa das organizações do terceiro setor sobrevive das doações de terceiros. O sucesso dessas organizações depende da captação desses recursos, bem como da forma como estes recursos são geridos por estas entidades. É sabido que muitas entidades convivem com a insuficiência de recursos o que compromete significativamente a condução dos projetos e a realização de seus objetivos. Para otimizar recursos, que geralmente são escassos e necessitam de gerenciamento eficiente, com uso de ferramentas e estratégias adequadas. O orçamento por sua vez, permite o planejamento da aplicação desses recursos, facilita a prestação de contas e promove informações valiosas para tomada de decisão.

2 PRIMEIRA ETAPA: APLICAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NUMA EMPRESA DE SERVIÇO, NUMA EMPRESA COMERCIAL E NUMA EMPRESA INDUSTRIAL

As empresas industriais atuam no setor secundário, utilizando fatores de produção, porém elaborando através de processos diversos, um produto diferente do original, para posterior comercialização. Veja logo abaixo os fatores que diferenciam esses tipos de empresa:

- Empresas Comerciais: Podem ser caracterizadas como empresas comerciais, aquelas que adquirem produtos acabados junto às indústrias e outros fornecedores com a finalidade de revendê-los, que não arcam com sustos de transformação, que tem um único custo existente é o custa da mercadoria vendida, não necessitam de investimentos destinados ao processo de transformação de matérias-primas em produto acabado, apuração dos custos bem mais simples do que nas industriais, pois não envolvem custo de transformação.

- Empresas Industriais: São empresas caracterizadas como empresas industriais, aquelas empresas que adquirem matérias-primas com a finalidade de transformá-las em produtos semi-industrializados, os que arcam com os custos de transformação, os que necessitam fazer investimentos no ativo imobilizado, com a finalidade de adquirir equipamentos e tecnologia, apuração dos custos é bem mais complexa do que nas empresas comerciais, tendo em vista os custos diretos.

- Planejamento Empresarial/Definição de Planejamento: A tendência das empresas é cada vez mais acentuada a conduzir suas operações de planos de longo alcance. O planejamento e o controle de resultados podem ser definidos em termos gerais, como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração, onde planejar significa decidir antecipadamente. Decidir implica em optar por uma alternativa de ação em detrimento de outras disponíveis, em função de preferência, disponibilidades e grau de aceitação de risco.

- Cenários Orçamentários: O orçamento pode ser dividido ou classificado como cenários que significa uma versão de conteúdo orçamentário. Existem cenários comuns como, por exemplo: Exibição de dados históricos, cenário inicial, revisões e o cenário final.

- Fases Orçamentárias: Um orçamento empresarial é elaborado em fases, o que permite que ao longo do tempo gasto para desenvolver um orçamento, tenha relação direta com o momento no tempo em que o orçamento está sendo desenvolvido. As fases mais comuns são: Dados (levantamento dos dados e informações principais, balanço séries históricas, informações físico-contábeis e outras informações estatísticas) Análise do Orçamento (Análise dos planos estratégicos, tático e operacional e das informações coletadas, visando alcançar as metas da empresa)

- Orçamento Informatizado: No acompanhamento da execução orçamentária há o auxílio da controladoria, embora esse segmento da atividade contábil necessite trabalhar com os chamados itens controláveis que podem corresponder a diversos elementos patrimoniais relacionados na contabilidade.

- Empresas sem Orçamento: Empresa sem orçamento segue a premissa de não efetuarem um orçamento prévio, onde com esse orçamento a empresa estabelece políticas de níveis de produção desejáveis, utilização da capacidade de produção e níveis de estoque.

- Conclusão sobre Orçamento: O orçamento é uma parte integrante do sistema de planejamento e controle, com o objetivo de quantificar e apresentar antecipadamente os planos, projetos e estratégias da empresa.

3 PERÍODOS ORÇAMENTÁRIOS

A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados. Um bom exemplo disto mesmo é o orçamento geral do Estado português, em que se verifica que os gastos dos últimos dois meses dos exercícios são cerca de dez vezes superiores ao do restante tempo do mesmo, no sentido de cada departamento minimizar o risco de ser alvo de cortes orçamentais no futuro.

Em suma, quem não conhece o seu rumo, não tem ventos favoráveis, uma vez delineados os objetivos estratégicos, que tem necessariamente que ser quantificados e pressupõem uma consciência plena da situação em que a organização se encontra.

Um orçamento equilibrado pressupõe realismo no sentido de não ser demasiadamente modesto, promovendo a desmobilização, nem demasiadamente irreal e inatingível, o que implica enorme sensibilidade de quem o elabora. Desta forma um orçamento é um instrumento de implementação da estratégia da empresa, onde é um instrumento de motivação, de comunicação e de avaliação. Os períodos mais comuns para o levantamento orçamentário são:

- Próximos 12 meses (orçamento anual), orçamento totais para cada mês, totalizações por trimestre ou orçamento plurianual ou de capital, que corresponde ao orçamento dos próximos 5 anos.

No Brasil o ano subseqüente ao da aprovação regular do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com