TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Publica Gerencial

Casos: Administração Publica Gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial

Curso: Segurança Pública

Professor: Rosa Beatriz Madruga Pinheiro

Nome do aluno: Jorge Botton

Data: 11/09/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".

Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)

População: é a reunião de indivíduos num determinado local, submetidos a um poder central. Essas pessoas são controladas pelo Estado, que visa, através do direito, o bem comum. População pode ser classificada como nação, são indivíduos que habitam o mesmo território e que possuem elementos comuns, a cultura, a língua, a religião e sentem que há, entre eles, uma identidade; ou também pode ser classificada como povo, quando há reunião de indivíduos num território e que apesar de se submeterem ao poder de um Estado, possuem nacionalidades, cultura, etnias e religiões diferentes.Território: é o espaço geográfico onde reside determinada população. É limite de atuação dos poderes do Estado. Num único território, dois Estados não podem exercer seu poder, e todos os indivíduos que ali se encontram estão obrigados a se submeterem ao poder do Estado. Soberania: é o exercício do poder do Estado, internamente e externamente. O Estado, dessa forma, deverá ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos políticos, econômicos e sociais internamente e não depender de nenhum outro Estado ou órgão internacional.

2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).

Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)

Atualmente os empregados são submissos aos empregadores. Ao conceder emprego, o empregador exige em troca mão de obra e fidelidade ao sistema de produção. Hoje, as redes de submissão de empregados aos patrões se estendem por impérios empresariais corporativos e globalizados, sendo estes os controladores de tudo. No modelo feudal os poderes econômico, político e jurídico concentravam-se nas mãos dos senhores feudais. No sistema atual, igualmente, esses poderes concentram-se nas mãos das corporações por meio de seus todo-poderosos acionistas controladores. O poder econômico e financeiro, obviamente, além do político e jurídico é exercido em nome delas, já que são elas que controlam os fluxos de dinheiro, as indicações políticas e, muitas vezes nas decisões ou as omissões do poder judiciário. O grande monopólio de renda, na mão de empresas e a baixa taxa de redistribuição de renda, são os pros e contras desse sistema.

3. Leia a seguinte afirmação:

"A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi a alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores" (KEHRIG, 2010, p. 69).

Com base na afirmação, faça uma análise crítica da mesma, relacionando com a realidade contemporânea e apresente exemplos. Resposta em, no máximo, 20 linhas. (nota máxima 3,0)

A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores. O segundo Reinado oferece uma visão harmônica, na luta dos dois grandes partidos, o liberal e o conservador, separados e identificáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com