TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admirável Mundo Novo

Resenha: Admirável Mundo Novo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 3

Admirável Mundo Novo

O fordismo é baseado nos ideais de Henry Ford, especialmente no de produção em massa e consumo igualmente em massa. Huxley pega esses dois ideais e cria uma sociedade onde os seres humanos são produzidos em série e conforme a necessidade e são incentivados ao máximo a consumir ao máximo os produtos oferecidos.

Além de ser um grande empresário e ter projetado o sistema de linha de montagem também conhecido Fordismo quais as outras contribuições?

o Criou a assistência técnica de grande alcance;

o Repartiu em 1914, parte do controle acionário da empresa com os funcionários;

o Estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo de U$5,00/dia;

o Utilizou um sistema de concentração horizontal e vertical onde produzia desde a matéria prima inicial ao produto acabado criando até a distribuição através de agencias própria.

Ford também adotou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios:

o Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.

o Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo.

Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização. A partir da década de 1970, a doutrina de Ford passou por uma revisão, o chamado pós-fordismo, as características desse novo modelo foi à adoção da flexibilização das relações de trabalho as de consumo, as empresas partiram para a conquista de mercados externos buscando outros continentes e desenvolveu-se o conceito de "Just in time", que determina que as empresas devem produzir de forma rápida, eficiente, enxuta e somente para atender demandas, sem a manutenção de grandes estoques permitindo assim que as empresas se adaptem melhor e com menos custos a novas tendências do mercado, para alguns autores o toyotismo, é considerado um dos expoentes do pós- fordismo. É interessante notar que certas ideias que consideramos velhas e ultrapassadas na realidade apenas se aperfeiçoaram com o passar dos anos por isso vamos prestar mais atenção a velhos temas, talvez aperfeiçoando algum deles possamos encontrar a solução de nossos problemas.

Revolução agrícola muda estilo de vida (c. 6.000 a.C. - Grécia)

No Oriente Médio, agricultores que haviam sido pioneiros na vida sedentária e no cultivo de cereais estão agora criando ampla variedade de animais domésticos, ovelhas, cabras e gado. Eles têm viajado rumo aos Bálcãs, através da Anatólia, em busca de terras férteis e boas pastagens.

Caçadores Nômades

Seus ancestrais, nômades que viviam da caça e de alimentos vegetais, seguiam sazonalmente bandos de animais selvagens e colhiam os cereais que encontravam pelo caminho. Mais tarde, começaram a se fixar em regiões férteis. Com o tempo, aprenderam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com