TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admistração De Materiais E Logistica

Dissertações: Admistração De Materiais E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ETAPA 01

Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços. A utilização de modernas técnicas de gerenciamento de estoques adequadas à realidade da empresa, possibilita meios de minimizar impactos financeiros negativos pela imobilização desnecessária de capital em estoques, assegurando máximos níveis de atendimento aos clientes.

É evidente que para algumas empresas o suprimento de materiais é mais importante que para outras, mas, em qualquer um desses casos, ele recebe grande atenção: uma empresa industrial média gasta mais da metade do seu faturamento em compras de materiais ou serviços. O conceito de ocupação física que se concentrava mais na área do que na altura, esta mudando. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento ante-econômico. Além de reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, a armazenagem correta fornece muitos outros benefícios indiretos tais como centralização de remessas, o que aumenta a visibilidade dos pedidos, fornecendo informações que não eram capturadas.

ETAPA 02

Para implantar melhorias à estrutura empresarial é necessário dinamizar o sistema logístico, que engloba o suprimento de materiais, a movimentação e o controle de produtos e o apoio ao esforço de vendas dos produtos finais, até a colocação do produto acabado no mercado consumidor. Os administradores estão reconhecendo agora a necessidade de estabelecer um conceito bem definido de logística industrial, uma vez que começam a compreender melhor o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais.

A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e na distribuição a necessidade de armazenagem de produto acabado, é talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado. O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo as variáveis estratégias, através de estudos de localização aspecto técnico, através de estudos de gerenciamento e planejamento operacional através de estudos de equipamentos de movimentação, armazenagem e layout.

O processo de utilização de um sistema de gerenciamento de armazém como reposicionamento estratégico devido a grande expansão do volume de produtos estocados a operação ficaria lenta para ser controlada sem um sistema de gerenciamento que analise a influência entre a implantação de sistemas e as dificuldades encontradas no decorrer do processo, assunto esse abordado na área de sistemas de informações, administração de materiais especificamente, podendo ainda ser aplicados em grande variedade de indústrias tais como: terceirização logística, automotivas, alta tecnologia e etc...

Analisando a influência da posição geográfica do fornecedor em relação a seu cliente, assunto esse abordado na área de administração de materiais (logística) e administração de produção. Qual o impacto no que diz respeito a posição geográfica do fornecedor em uma decisão do departamento de compras ? Tendo em vista que a função tomada de decisão não só no departamento de compras mais também em toda organização é de fundamental importância, surge agora a oportunidade de acompanharmos de perto os passos a serem seguidos para um total cumprimento dessa função, pois nela envolve desenvolvimento de um relacionamento entre as duas partes (cliente e fornecedor), de tal forma que a parceria e a cooperação proporcionam melhores resultados do que o interesse próprio e o conflito. Desta forma o termo posição geográfica do fornecedor será entendido como sua localização em relação ao seu cliente e quais as implicações a serem consideradas em uma definição do departamento de compras, sendo que existe uma série de avaliações a serem estudadas e que contribuem diretamente para o fechamento ou não de um pedido de compras.

ETAPA 03

Empresa nº 1

L. M Freitas dos Santos – ME (Gráfica Mundial)

Ramo de atividade: Prestação de serviços gráficos

A empresa recebe e processa o pedido do cliente de acordo com a encomenda (serviço do cliente).

A compra de suprimentos e insumos é feita através das distribuidoras da capital e de outros estados, por meio de seus representantes.

O armazenamento de lotes e itens em prateleiras.

Empresa nº 2

Sindicato das Indústrias Gráficas de Teresina - SIGRAT

Ramo de atividade: Serviços Gráficos

Por meio de solicitação do cliente a empresa recebe e processa o pedido do cliente.

A compra de suprimentos e insumos é feita através de carta convite conforme as necessidades das empresas.

O armazenamento é classificado em lotes e itens e colocados em prateleiras conforme suas especificações.

Empresa nº 3

Deusdete Machado Oliveira - LOJINHA DA MAZÉ

Ramo de atividade: Comércio varejista de confecções em geral

Através de listas com pedidos solicitados pelo cliente de 15 em 15 dias.

É realizado através de fornecedores e representantes de segmentos diferentes.

É classificado em itens e armazenado em depósito com as suas respectivas classificações e especificações.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com