TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admunistração De Materiais E Logistica

Trabalho Escolar: Admunistração De Materiais E Logistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

POLO 717 - DE APOIO PRESENCIAL: JUAZEIRO/BA (24131)

CURSO Superior de Bacharelado em Administração

Ítala Naiane de Almeida -RA 265822

Luzia Márcia Cordeiro dos Santos - RA 194135

Maria das Neves da Silva - RA 223491

Neide Cezar Rodrigues - RA 220548

Ronaldo Santana do Nascimento - RA 222372

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Juazeiro BA, 26 de Setembro de 2013.

Ítala Naiane de Almeida -RA 265822

Luzia Márcia Cordeiro dos Santos - RA 194135

Maria das Neves da Silva - RA 223491

Neide Cezar Rodrigues - RA 220548

Ronaldo Santana do Nascimento - RA 222372

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração do Pólo de Juazeiro da Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientadores:

Professor (a) EAD: Luiz Manuel Palmeira

Autor do Desafio: Fernanda Serotini Gordono

Juazeiro BA, 26 de Setembro 2013.

Aprovado em: ___/___/___.

Nota:___________________

BANCA EXAMINADORA

_____________________________

Professor(a). Dr.(a)

_____________________________

Professor(a). Dr.(a)

_____________________________

Professor(a). Dr.(a)

INTRODUÇÃO

A Administração de Materiais é um subsistema do Sistema Empresa. Seu enfoque fundamental é determinar o quê, quanto e como adquirir ao menor custo - desde o momento de sua concepção até seu consumo final - para repor o estoque. Atingir o equilíbrio Ideal entre estoque e consumo é meta primordial, portanto, deve existir uma integração das atividades como, Compras, Recepção e Estocagem desses materiais, com o Sistema de Abastecimento, que juntamente com outros componentes do Sistema necessitam de uma coordenação específica de forma a permitir a racionalização de sua manipulação. Tem sob sua responsabilidade as tarefas de compras, armazenagem, conservação, controle e distribuição física, cuidando desde a compra até a entrega aos utilizadores dos materiais pedidos, zelando para que não faltem materiais à produção e nem haja acúmulo de estoques.

E tem por finalidade assegurar o contínuo abastecimento de materiais necessários para atender a demanda da produção, podendo ser definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem o circuito de compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes e as operações gerais de controle.

A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total e é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina- se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. Assim administrar materiais consiste nas atividades de classificação, cadastro, codificação, compra armazenagem e distribuição.

ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAIS

A logística tornou-se fundamental com a globalização. Efeitos no mercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação de empregos para países com mão-de-obra mais baratas para execução de serviços que não tem necessidade de alta qualificação, com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagem competitiva no acesso de mercados regionais.

Recursos patrimoniais conjunto de bens, valores, direitos e obrigação que pode ser avaliado monetariamente e que tem relação direta com os objetivos organizacionais. (prédio, instalações, equipamentos).

Recursos humanos É conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização que fornece o imput de produção.

Recursos tecnológicos garantem o diferencial, por meio do conjunto de conhecimentos da Organização, em relação à concorrência transformando o menor custo ou a inovação em uma vantagem econômica (ferramenta de efetividade).

A administração de materiais visa abastecer, de modo contínuo, a empresa com material que seja necessário para as suas atividades. Vejamos alguns requisitos básicos para o abastecimento:

Qualidade do Material

O material deverá apresentar qualidade tal que possibilite sua aceitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com