TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescente Em Conflito Com A Lei

Exames: Adolescente Em Conflito Com A Lei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  4.172 Palavras (17 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Curso: Serviço Social 8º Semestre

Pólo: FORTALEZA-CEARÁ

Disciplina: Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Tema: Projeto Social:fazes de Planejamento, Execução, avaliação e Monitoramento.

Professor Presencial: Cibele Silva

Professor A distancia: Maria Eliane Cristina Vaz Vez Gomes

Alunos

Antonia Roscineuda Bezerra dos Santos RA: 344908

Maria de Lurdes Gê RA: 330051

Rita de Lima RA: 326762

Ricardo de Castro Maciel RA: 345833

Fortaleza/Ceará – 19/09/2014

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................3

Projeto......................................................................................6

Objetivo geral.................................................................................7 Critérios de Avaliação................................................................8

Mapa Conceitual: Critérios de Avaliação.................................9

Software Brasil Hoje................................................................10

Diferença entre Pesquisa quantitativa e qualitativa..............11

Considerações finais...................................................................13

Bibliografia..................................................................................14

Introdução

O nosso grupo fez discussão e reflexão coletiva e chegamos a uma conclusão, Onde as principais idéias do texto nos trouxeram mais esclarecimento e entendimento para o nosso grupo onde estamos cursando o 8° semestre do Curso Serviço Social, segundo o texto foi identificado que todo o processo de avaliação esta presente no processo de planejamento.

O que é planejamento?

É uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para aperfeiçoar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes. O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Posteriormente, o planejamento também é a confirmação para saber se as decisões tomadas foram acertadas.

OS INDICADORES SOCIAIS

A historicidade é um conceito que serve para significar a dinâmica humana de apreensão e transformação de valores, crenças, perspectivas, costumes e instituições. Isto significa que nenhuma forma de compreender o mundo é inata ou estática, ou seja, não nasce com a gente nem tampouco é determinada de vez para sempre. “Por “essa razão, deve-se ter o cuidado com frases como” isso sempre foi assim e sempre será do mesmo jeito”, pois os sentidos atribuídos por uma pessoa ás relações que estabelece com a natureza, com os demais seres humanos e consigo mesma estão sempre sujeitos a mudança. Essa dinâmica, enfim, se deve ao modo como indivíduos e sociedades reagem ás mudanças infligidas pelo tempo, afinal, “o tempo não Pará”!

As questões Sociais são: o conjunto de problemas políticos, Sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade Capitalista.

Assim, a “questão Social” está fundamentalmente vinculada ao conflito entre o Capital e o Trabalho. (Cerqueira Filho, 1982:21).

Para Marx estabelecer as relações Sociais constitui uma sociedade Capitalista emergente do conflito entre o capital e o trabalho originando a exploração do trabalho humano pelo Capital. Essas relações dão origem então, as relações de produção que se desenvolvem a partir de um modo de Produção e o nível de desenvolvimento dessas forças produtivas, materiais e as relações de produção correspondentes determinam Segundo Marx, os diferentes tipos de sociedade. As relações de produção modelam, portanto, a estrutura Social e a separação de sociedade em Classes quando as condições materiais de produção mudam também se alteram as relações entre os homens que ocupam a mesma posição na sociedade de classes. Portanto o trabalho humano é à base de toda vida Social. (Fonte: Maria da Graça Türck)

Conforme Januzzi(2004) um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de um significado Social, utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato.

É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para: planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas ou seja de acordo com Bonadío(2003, p. 129) compõem a agenda da política social como um referencial indispensável para a definição de prioridades e alocação de recursos. Enfim indicadores não são dados, números, eles nos permitem conferir os dados com as questões postas na realidade sociais, ou seja, é uma atribuição de valor, números a situações sociais. Entretanto, é importante lembrar que existe uma diferença entre indicador social, é importante lembrar que existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com