TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroportos

Trabalho Escolar: Aeroportos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

É qualquer superfície, terrestre ou aquática, que possua infraestrutura destinada à decolagem, pousos e à movimentação de aeronaves sobre tal superfície. Uma parte indispensável num aeroporto são as pistas de pouso e decolagem, que precisam ser suficientemente longas e largas para permitirem operações de pouso e decolagem dos maiores aviões usando o aeroporto. Além disso, as pistas precisam ser planas, sem ou com a mínima inclinação possível. Em aeroportos movimentados, as pistas são feitas geralmente de asfalto ou concreto. Porém, campos de aterrissagem de pequeno porte em pequenas cidades e áreas isoladas, muitas vezes possuem suas pistas feitas com terra, pedras ou grama.

Aeroportos: Conceito

Aeródromo é uma área definida em terra ou na água (incluindo quaisquer construções, instalações e equipamentos) com o propósito de ser utilizada, no todo ou em parte, para a chegada, partida e movimentação de aeronaves em sua superfície

Classificação por finalidade de uso

Os aeródromos são classificados em civis ou militares. Os aeródromos civis têm por finalidade a utilização de aeronaves civis e os militares a utilização de aeronaves militares, porém os aeródromos civis poderão ser utilizados por aeronaves militares e vice-versa, desde que nos termos estabelecidos pela autoridade aeronáutica

Estrutura de um Aeroporto

Os principais elementos estruturais de um aeródromo são:

Pátio: região de um aeródromo terrestre na qual as aeronaves são abrigadas para que se possa executar:

1. O embarque e desembarque de passageiros e cargas.

2. O reabastecimento das aeronaves.

3. O estacionamento e manutenção das aeronaves.

Área de manobras: região do aeródromo destinada ao pouso, à decolagem e ao taxiamento das aeronaves. Exclui o(s) pátio(s).

Área de movimento: região do aeródromo destinada ao pouso, à decolagem e ao taxiamento das aeronaves, e destinada também às atividades que são realizadas no(s) pátio(s) do aeródromo. Em outras palavras: área de movimento = área de manobras + pátio(s).

Área de pouso ou pista: porção da área de movimento destinada aos pousos e decolagens das aeronaves.

Nos aeroportos há também ao menos um terminal aeroportuário, que é uma edificação na qual os passageiros e/ou cargas são todos movimentados entre os transportes de solo e as facilidades que lhes permitem embarcar e desembarcar das aeronaves.O aerogare de passageiros é denominado terminal de passageiros e o aerogare de cargas é denominado terminal de cargas.

Pista de pouso e decolagem

É uma área plana de asfalto, concreto, terra, grama ou pedra, designada ao pouso e decolagens de aviões. São uma parte indispensável de quaisquer aeroportos, uma vez que aeronaves precisam percorrer uma certa distância no chão antes de alçar voo ou para abaixar sua , numa operação de aterrissagem.

Pistas de aeroportos precisam ser longas o suficiente para permitir operações seguras de pouso e decolagem, e eventuais casos de abortagem de decolagem e arremetida. Para o auxílio da movimentações de aeronaves em terra (após um pouso ou antes de uma decolagem, por exemplo), existem as taxiways, pistas de auxílio que agilizam o tráfego de aeronaves no solo (táxi).

Pistas de pouso e decolagem precisam ser construídas levando-se em conta o padrão dos ventos da região: os ventos precisam ser paralelos à pista em pelo menos 95% do tempo, para a segurança de uma operação de pouso ou decolagem, onde ventos laterais nunca são bem-vindos; quando acontecem, criam turbulência na aeronave, aumentando muito as probabilidades de um acidente. Quando uma dada região não possui constantes ventos paralelos à pista de pouso, a construção de uma nova pista, em um ângulo perpendicular à primeira, é aconselhada.Birutas indicam a atual direção do vento, e ajudam funcionários da torre de controle a fazer as melhores decisões possíveis (ex:pista e cabeceira a ser usada).

As pistas são nomeadas pela direção de suas cabeceiras, em relação à direção em relação ao polo norte magnético em que elas apontam, em graus, arredondado para o mais próximo múltiplo de 10, e letras, à direita do número: L (left - esquerda), C (central) e R (right- direita), quando o aeroporto possui pistas paralelas (e, neste caso, as letras servindo para a identificação das pistas paralelas, uma vez que a numeração de suas cabeceiras são a mesma). Note que, por serem exatamente opostas entre si (180º), o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com