TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aferição Da Gasolina

Ensaios: Aferição Da Gasolina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO TEORICA

Por que a gasolina não mistura com a agua?

A resposta se baseia na regra “Semelhante dissolve semelhante”. A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.

Ligação covalente apolar: ligação que ocorre quando os dois elétrons da ligação estão igualmente compartilhados pelos dois núcleos, ou seja, não há diferença de eletronegatividade entre os átomos ligantes;

Ligação covalente polar: ligação que acontece quando os elétrons ligantes são atraídos para perto do átomo mais eletronegativo.

A partir desses conceitos também podemos classificar as moléculas em moléculas apolares e moléculas polares.

Denomina-se molécula apolar as quais são formadas somente por ligações apolares ou quando a soma dos momentos dipolares da molécula for igual a zero. Já as moléculas polares são caracterizadas por ligações polares entre seus átomos constituintes e apresentam a soma total dos momentos dipolares diferente de zero.

Já o etanol e composto de moléculas polares, por este motivo ao se misturar a agua forma uma mistura homogenia.

Numa mistura composta por agua, gasolina e etanol podem notar-se então duas fases. Uma homogênea (etanol + agua) e outra heterogênea (gasolina + agua)

2. COMPOSIÇÃO DA GASOLINA

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 40 a 175 °C.

A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes, variando de C7H16 a C11H24. Abaixo formula estrutural da gasolina C8H18

3. INDICE DE OCTANAGEM

Nos cilindros de motores de combustão interna, pode acontecer a combustão prematura da gasolina, durante a compressão exercida pelo pistão.

Foi estabelecida uma escala para medir a tendência à detonação de uma gasolina. Nessa escala, atribui-se ao isooctano (2,2,4-trimetil-pentano), que detona apenas a compressões elevadas, o índice 100 e ao n-heptano, que detona a compreensão muito baixa, foi atribuído o índice zero.

O índice de octano de uma gasolina é a porcentagem de isooctano e n-heptano, que tem as mesmas características de detonação que a gasolina.

Assim, uma gasolina com índice de octano 80 possui as mesmas características de detonação que uma mistura de 80% de isooctano e 20% de n-heptano.

Até a década de 80 era adicionado chumbo tetra-etila para aumentar a octanagem, mas foi interrompido devido à poluição causada pela descarga de compostos desse metal na atmosfera. Atualmente usa-se o etanol anidro ou absoluto que é praticamente isento de agua para aumentar o índice de octanagem e diminuir a emissão de monóxido de carbono para atmosfera.

4. OBJETIVO

O experimento a seguir tem como objetivo aferir a porcentagem de álcool existente em uma amostra qualquer de gasolina. Vamos demostrar em laboratório os procedimentos para identificar a porcentagem de etanol encontrada na gasolina. Sabendo que no Brasil para comercialização da gasolina é obrigatório o valor de 20~25 % de etanol anidro na sua composição.

5. MATERIAIS USADOS NO EXPERIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com