TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afrodescendentes No Brasil

Artigo: Afrodescendentes No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO

Afrodescendentes no Brasil

Como a sociedade Brasileira vem reagindo a violência contra os afrodescendentes?

No século XVl desembarcaram no Brasil em torno de 50mil Africanos.

O desenvolvimento da cultura da cana- de- açúcar fez crescer o número de escravos Africanos desembarcados na colônia.

O desenvolvimento da mineração trouxe para o Brasil centenas de Africanos, que foram escravizados na extração do ouro.

Essa pequena prévia da vinda dos Africanos ao Brasil nos faz ter certeza de a desigualdaderacial começou a partir do desenvolvimento capitalista Brasileiro, onde os brancos mandavam nos negros.

Pois desde então o povo negro começou a exercer atividades consideradas inferiores, sem remuneração e muito menos ressaltar em momento algum sua importância para o crescimento econômico do País.

Os Africanos foram escravizados de maneira cruel, e mesmo após à abolição de escravatura, esse comportamento histórico v em contribuindo ao longo dos tempos para que os afrodescendentes tenham os piores índice de qualidade de vida.

O termo exclusão é o que mais fielmente traduz a condição em que se encontra o povo negro no Brasil e no mundo. No Brasil, é parcela negra da população a mais atingida pelo desmonte das politicas sociais e de saúde, pelo sistema de controle populacional, pelo desemprego crônico, pela fome, pela violência etc.

É negra a maioria de crianças que vivem nas ruas e de jovens assassinados nos centros urbanos. Dados referentes nos indicadores sociais mínimos do IBGE de 1996 mostram que a taxa de mortalidade entre crianças negras e pardas no Brasil é dois terços superiores a da população branca da mesma idade. Em outras palavras, até 5 anos elas tem 67% mais chances de morrer do que uma criança branca.

Na educação o professor não sabe como instruir seus alunos a questão do negro, porque o mesmo não teve qualquer ensinamento durante a sua graduação.

E apesar da lei n.10.639 de 9 de janeiro de 2003,(que foi sancionada pelo então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva)tornar obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira e indígena. Pouquíssimas instituições aderiram essa nova e importante disciplina.

Até os dias de hoje o afrodescendente é identificado pelas qualidades negativas, exemplo: Se ocorreu um roubo e dentre as pessoas que estavam presentes no recinto onde ocorreu o roubo, tinha um negro, o maior suspeito será ele, pois o homem branco se considera superior aos afrodescendentes e isso é discriminação racial e superioridade por patê do homem branco.

O ultimo levantamento do ministério da justiça, indica que cerca de 65% da massa carcerária é de negros e 95% são pobres. Os negros são presos em fragrantes com mais frequência que os brancos, na proporção 58% contra 46%. Isso significa que os negros recebem uma maior vigilância por parte da polícia. É constatado ainda que 27% dos brancos respondem processo em liberdade, enquanto só 15% dos negros levam testemunha de defesa ao tribunal, que é uma prova muito

importante, enquanto 42% dos brancos apresentam esse tipo de prova.

Outro exemplo de desigualdade racial é na concorrência por vagas de emprego. O cidadão branco sai na frente e tem mais privilégio que o negro. Pois os avaliadores não analisam o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com