TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRODESCENDENTE NO BRASIL

Por:   •  2/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.793 Palavras (20 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

ANA MARTA GASQUES[pic 12]

[pic 13]

VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRODESCENDENTE NO BRASIL

GASQUES, A. M. Valorização da história e cultura afrodescendente no Brasil. 2016. 21folhas. Projeto de Ensino em História. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Umuarama, 2016.[pic 14]

RESUMO

O objetivo do projeto é abordar conteúdos relativos à valorização da história da cultura afrodescendente no Brasil reconhecendo as diferentes participações históricas, visando uma melhor compreensão sobre as diferenças entre os conceitos, preconceitos e discriminação racial, aplicado aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma Escola da rede Pública de Ensino do estado do Paraná. O projeto propõe algumas questões pertinentes: Como reconhecer as participações históricas dos afrodescendentes na produção de riquezas materiais e culturais no Brasil, quando se percebe a presença de preconceito e discriminação racial? É possível minimizar ou até mesmo superar a discriminação e preconceito racial no cotidiano escolar? A discriminação racial deve ser problematizada como uma questão de classe ou de raça? Para embasamento e desenvolvimento do projeto, optou-se por autores que discutem sobre o tema proposto, como Fernandes (1978), Munanga (1996), Mauês (1997), Moraes (2013), Souza (2008), Awad (2006), Marreiro (2013). Serão desenvolvidas atividades diferenciadas, envolvendo a oralidade, a expressão artística e cultural dos alunos, por meio de pesquisas, leituras e interpretação de textos, discussões em grupos, entre outras atividades formativas. As atividades serão avaliadas continuamente, com a observação das participações dos alunos nas discussões sobre o tema, nas produções escritas e orais, no reconhecimento de si e do outro como partícipe de diferentes grupos sociais, familiares, escolares e comunitários, se percebe as diferenças individuais, e/ou são capazes de estabelecer relações de pertencimento a grupos diferenciados.

Palavras-chave: Valorização. História. Cultura. Afrodescendente. Brasil. 


SUMÁRIO[pic 15]

INTRODUÇÃO        

REFERENCIAL TEÓRICO        

2 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        

2.1Tema        

2.2 Justificativa        

2.3 Série/ano para a qual se destina        

2.4 Problematização        

2.5 Objetivos        

2.6 Conteúdos        

2.7 Sequência Didática        

2.8 Cronograma        

2.9 Recursos humanos e materiais        

2.10 Avaliação        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

ANEXO        


INTRODUÇÃO[pic 16]

Em busca de entendimento sobre os problemas decorrentes da prática pedagógica para tratamento das relações étnico-raciais no Ensino Médio, a escola precisa reestruturar os seus conhecimentos sobre a história do continente africano.

Conforme a Lei 10.639/03 é preciso que os docentes ofereçam oportunidade de os alunos construírem conhecimentos, a partir de uma metodologia diferenciada de ensino e aprendizagem sobre o ensino da História, de modo particular, sobre a  cultura afro-brasileira. Nesse sentido, os alunos devem ser levados a repensar as suas relações de convívio, a partir de atitudes que favorecem a adoção de uma postura forma crítica e reflexiva, para  desconstruir estereótipos e preconceitos sobre os povos africanos e seus descendentes.

As escolas precisam desenvolver uma prática pedagógica voltada para o atendimento à diversidade e enfrentamento dos diferentes tipos de preconceito, discriminação e, de modo particular, do racismo. Assim, faz-se necessário pensar em uma prática no processo de ensino e aprendizagem de História, capaz de proporcionar reflexões críticas e transformadoras ao abordar a problemática da discriminação e preconceito racial no contexto escolar.  

Com a intenção de valorizar a história e cultura afro-brasileira é preciso debater a problemática do preconceito e discriminação racial, a partir de recursos didático-pedagógicos viáveis à exploração do tema.  Os alunos precisam ser levados a pensar de maneira crítica e construtiva e isso exige preparação e conhecimentos aprofundados do docente. Portanto, pensando na relevância da efetivação de uma prática pedagógica no ensino e aprendizagem de História para tratar da cultura afrodescendente brasileira e sua relação com a história da África, esse projeto justifica-se à medida que visa aprofundar estudos sobre as relações étnico-raciais no Ensino Médio.

O planejamento e desenvolvimento desse projeto visa atender alguns quesitos básicos: o aprendizado da cidadania e da vivência de valores essenciais da pessoa humana, por meio da apropriação cultura de um povo, como ferramenta estimuladora para vivência em uma sociedade plural, que não pode usar o preconceito como ferramenta para tratar da diversidade. Além disso, busca-se contribuir para o resgate da herança africana que, não raro, tem a sua história esquecida e/ou ignorada pela sociedade.

O objetivo do projeto é abordar conteúdos relativos à valorização da história da cultura afrodescendente no Brasil reconhecendo as diferentes participações históricas, visando uma melhor compreensão sobre as diferenças entre os conceitos, preconceitos e discriminação racial no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (235.3 Kb)   docx (334.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com