TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregado Miudo

Dissertações: Agregado Miudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

EXTRAÇÃO DE AREIA

AGREGADO MIÚDO (AREIA MÉDIA)

Introdução

O termo “agregados para a construção Civil ”é empregado no Brasil para identificar um segmento do setor mineral que produz matéria‐prima mineral bruta ou beneficiada, granular, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades de uso imediato na indústria da construção civil os agregados mais precisamente areia e brita prestam-‐se para atender demandas significativas da sociedade moderna, especialmente construção de casas, de indústrias, no saneamento, na construção de rodovias, de ferrovias de portos, de aeroportos, na pavimentação, etc.

Aplicação: Lastro de vias férreas, pavimentação, composição de revestimentos betuminosos e confecção de argamassas e cimento.

- Agregado Miúdo: Agregado cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 150μm, em ensaio realizado de acordo com a ABNT NBR NM248, com peneira definidas pela ABNT NBR NMISO 3310.

Areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício. É quase sempre comercializada na forma que é extraída , passando, na maioria das vezes, apenas por grelhas fixas que separam as frações mais grossas(cascalhos, pelotas, concreções ) e eventuais sujeiras (mátria orgânica, folhas troncos) e por uma simples lavagem para retirada de argila e secagem.

Extração de areia:

São normalmente três métodos de extração : método de cava seca , método de cava submersa e extração em leito de rio.

Extração realizada no rio Tubarão ( em leito de rio ). Consiste na dragagem dos sedimentos ativos existentes nos leitos dos rios em profundidades não muito elevadas. A dragagem e feita através de bombas de sucção instaladas sobre balsas ou flutuadores . As bombas de sucção são acopladas às tubulações que efetuam o transporte da areia passando pelo sistema de peneiras. O peneiramento ocorre antes da estocagem ou após a sua drenagem e vai depender das técnicas da sua extração. O peneiramento é importante para a classificação da areia (fina ,média e grossa).

Pesquisa de campo: (extração de areia na região)

Tubulaçao da balsa até as peneiras

Tubulação com agregado sendo lançado sobre as peneiras

Compartimento da balsa para o agregado sugado (40 m3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com