TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE MINERALIZAÇÃO DO PÓ DE SERRA PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO EM ARGAMASSAS

Ensaios: PROCESSOS DE MINERALIZAÇÃO DO PÓ DE SERRA PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO EM ARGAMASSAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 10

PROCESSOS DE MINERALIZAÇÃO DO PÓ DE SERRA PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO EM ARGAMASSAS

Nos dias atuais cresce ainda mais a preocupação com a sustentabilidade do planeta. Isso vem despertando a conscientização da necessidade da realização de estudos que visam melhorar a questão da geração de resíduos da indústria e da construção civil. Com isso, a reciclagem e a alternativa mais adequada para este tipo de problema. A reciclagem do pó de serra pode contribuir para a redução de impactos ambientais, uma vez que estes resíduos gerados pela indústria madeireira têm como principal destinação final a queima ou descarte. Algumas substâncias como ligninas, fenóis, taninos, açucares, amidos e hemicelulose, que são conhecidas como inibidoras da pega normal e do desenvolvimento das propriedades de resistência da matriz do cimento, estão presentes nas fibras vegetais. O processo de mineralização do pó de serra da madeira de Pinus na solução de soda caustica, permite melhorar a compatibilidade entre as partículas vegetais e o cimento. Permitindo assim, que haja substituição parcial do agregado miúdo natural (areia) por serragem. Será avaliada a eficiência da adição de soluções alcalinas no pó de serra, ou seja, com a utilização de um tratamento através de solda caustica, com o objetivo de melhorar a função da serragem como agregado miúdo em argamassas. Com isso, a substituição parcial do agregado miúdo natural (areia) pelo pó de serra, contribui para um programa de reciclagem, diminuindo assim a demanda do agregado miúdo natural na confecção de argamassas, reduzindo os índices de impactos ambientais.

Palavra-chave: Mineralização. Pó de serra. Sustentabilidade.

MINERALIZATION PROCESSES OF SAWDUST FOR PARTIAL REPLACEMENT OF FINE AGGREGATE IN MORTARS

ABSTRACT

Nowadays grows even more concern about the sustainability of the planet. This has raised awareness of the need for studies to improve the issue of waste generation industry and construction. Thus, recycling and more suitable alternative for this type of problem. Recycling of saw dust can contribute to reduction of environmental impacts, since these wastes generated by the industry have primary timber disposal burning or disposal. Some substances such as lignin’s, phenols, tannins, sugars, starches, and hemicellulose, which are known as inhibitors of the handle and normal development of the strength properties of the cement matrix, are present in natural fibers. The mineralization process sawdust from pine wood in caustic soda solution, improves the compatibility between the particles and the cement plant. Allowing that there is partial replacement of natural fine aggregate (sand) by sawdust. Will evaluate the effectiveness of the addition of alkaline solutions in sawdust, ie with the use of a treatment by caustic welding, in order to improve the function of sawdust as aggregate in argamassas.Com this, the partial replacement of the aggregate kid natural (sand) by sawdust, contributes to a recycling program, reducing aggregate demand in the natural production of mortars, reducing the rates of environmental impacts.

Keyword: Mineralization. Sawdust. Sustainability.

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais é crescente a preocupação com questões ambientais. O pó de serra da indústria madeireira é obtido no corte da madeira e atualmente tem como destinação final a queima ou descarte no meio ambiente. Sabe-se que a combustão do pó de serra resulta na retirada de oxigênio da atmosfera, na liberação de vapor de água e do gás carbônico, agravando ainda mais a poluição ambiental.

A queima do pó de serra libera gás carbônico na atmosfera, com isso retirando seu oxigênio e contribuindo com o aumento de impactos ambientais. Visto que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera está aumentando e contribuindo com o aquecimento do planeta, empresas madeireiras juntamente com empresas ligadas a construção civil, estão investindo cada vez mais em soluções para eliminar ou diminuir o desperdício e consolidar a redução de perdas, aumentando assim a reciclagem dos resíduos gerados por elas.

O aproveitamento da serragem na confecção de argamassas aprisiona o carbono de constituição da madeira. O carbono armazenado praticamente existe somente na madeira e seus produtos. Alguns produtos contêm o carbono como, por exemplo, o aço, mas em quantidades insignificantes. A madeira contém o carbono até que seja queimada ou sofra a biodeterioração, por isso o aproveitamento é a uma boa solução a longo prazo.

A utilização do pó de serra em argamassas com a substituição parcial do agregado miúdo natural (areia) dará uma destinação mais nobre ao resíduo. Será avaliada a eficiência da adição de soluções alcalinas na serragem com o objetivo de melhorar a função da serragem com agregado miúdo em argamassas.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1. Processos de mineralização do pó de serra

O tratamento em que se submete o pó de serra tem o objetivo de transformar o resíduo em um material inerte e estável, comparado a argamassas para a obtenção de um compósito adequado para uso.

Ocorrem entre o pó de serra e o cimento, reações químicas e mudanças físicas que se definem por alterações da hidratação e atrasos na cura, assim obrigando o resíduo a passar por um tratamento para protegê-lo do meio alcalino da pasta cimentícia, dentre os diversos modos de tratamento destaca-se a utilização de soda cáustica.

Neste tratamento o pó de serra passou por uma lavagem com uma substância produzida com soda cáustica sendo numa quantidade de 5% p/p (peso/peso) da massa do pó de serra: 65 gramas de soda caustica, 13 litros de água e 1300 g de pó de serra, ficando imerso por durante 48 horas.

Figura 1 - Serragem mineralizada

Figura 2 - Serragem em solução de soda caustica

2.1.1. Determinação de massa específica

A determinação de massa especifica do pó de serra mineralizado foi feita de acordo com a norma NBR 9776 Agregados – Determinação da massa especifica de agregados miúdos por meio do Frasco de Chapman.

Utilizou-se 350 cm³ de álcool etílico hidratado (70% álcool) e 40 g de pó de serra mineralizado. Duas determinações consecutivas foram feitas, colocando o pó de serra seco no frasco e logo após o álcool, agitando-se a mistura até a máxima eliminação das bolhas de ar existentes.

A massa especifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com