TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aikido

Tese: Aikido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Tese  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

O que é o Aikido?

No Japão, desde a antiguidade, pensava-se que a força, a beleza e a correção eram os elementos necessários para um modo de viver ideal. O Aikido expressa estes elementos através do movimento do corpo.

O uso único da força, gera a agressão. Já a beleza por si só não possui utilidade. Quando se procura a força aliada à beleza, chega-se na correção. Estar correto significa estar de acordo com as leis da natureza. Também, tudo que é correto, costuma ser belo e forte.

No Aikido,treinamos dia-a-dia a sermos corretos. Para que uma técnica seja eficiente, é necessário a correção dos movimentos. Mover-se com correção significa mover-se de forma natural, com sentimentos naturais. Ter sentimentos naturais significa banir maus sentimentos como ira, medo, tristeza e raiva e aceitar os bons sentimentos.

Normalmente a arte marcial é tida como uma coisa violenta que visa machucar o outro, tendo utilidade apenas como meio de defesa pessoal, mas na realidade, o que se visa é o treinamento para se poder manter os sentimentos corretos mesmo em meio a situações extremas como num combate.

O fundador do Aikido, após treinar diversas artes marciais, percebeu que a verdadeira força está no sentimento correto. Após provar isto na prática, desenvolveu uma forma de treino criando assim o Aikido.

No Aikido não há competições. Isto porque uma competição preza pelo mais forte deixando de lado a beleza e a correção. O Aikido é um exercício para todo o corpo. Utilizam-se músculos que não se usam nas atividades do dia-a-dia inclusive aqueles próximos a órgãos internos. Pode-se dizer que é uma forma de massagem para todo o corpo.

Utilizam-se muitas técnicas que exercitam as juntas do corpo de forma a melhorar a circulação sanguínea que costuma diminuir exatamente nestes pontos. Para se aplicar as técnicas do Aikido não são necessários grandes esforços. Com a utilização correta dos membros inferiores, até mesmo mulheres e crianças podem arremessar homens grandes. Isto porque com a utilização de movimentos naturais, surgem forças da natureza para auxiliar. É a esta força que chamamos de KI. No Aikido não é necessário treinar de forma agarrada ao parceiro, sendo possível treinar entre pessoas de sexos opostos ou em família de forma agradável.

O Aikido foi criado com base em antigas formas de artes marciais sendo adaptado para a era moderna. É o lado marcial do espírito de enaltecimento supremo da correção observado na cultura japonesa. Pratique AIKIDO corretamente e abra a porta da força infinita da grande natureza.

Técnicas

Os treinos de aikido utilizam técnicas corpo-a-corpo em pé e sentado, bokken (espada de madeira) e jo (bastão).

O sensei Morihei Ueshiba

Mestre Fundador do Aikido

(1883-1969)

Nasceu no dia 14 de dezembro de 1883, em Tanabe, província de Kii.

Após estudar diversas artes marciais, percebeu que a verdadeira força está no sentimento correto. E aos provar isso na prática, desenvolveu uma nova forma de treinamento, criando assim o Aikido.

Fepai (Federação Paulista de Aikido)

• É a única federação reconhecida oficialmente pela IAF (International Aikido Federation);

• Mantém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com