TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutas Aikido Entrevista Com Sensei

Por:   •  26/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE BRASILEIRA DE VITÓRIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA

BRUNELLY NATALI FERREIRA

CÍNTIA LOPES SANTOS

LUANA FERNANDES

PAULA FERREIRA ALVES

RICHARDISON LOPES

VALDIONE RIBEIRO

AIKIDO

VITÓRIA

2017

BRUNELLY NATALI FERREIRA

CÍNTIA LOPES SANTOS

DAVID SILVA

LUANA FERNANDES

PAULA FERREIRA ALVES

RICHARDISON LOPES

VALDIONE RIBEIRO

AIKIDO

[pic 1]

VITÓRIA

2017

  1. INTRODUÇÃO
  1. ORIGEM HISTORICA

Neste trabalho, vamos explanar sobre o Aikido, onde o mesmo tem natureza marcadamente defensiva, com técnicas que buscam a neutralização de ataques adversários por meio de movimento de rotação e esquiva, nos quais a própria força do oponente que é usada para desequilibra- ló e vence-lo. O Aikido foi criado no Japão no início do século XX, entre os anos de (1930 e 1960) por Morihei Ueshiba, ele foi considerado um guerreiro exemplar e tornou-se o mestre de vários estilos tais como: juijitsu, judô entre outros, e também no manuseio de espadas. Essa arte marcial tem como duas correntes fundamentais que todos os praticantes devem seguir:                                                                                                                                           O compromisso da resolução pacífica dos conflitos.                                                                              O compromisso do autocontrole físico e mental através da dedicação aos treinos, de modo que o praticante venha descobrir a si próprio.

Em 1961 o Aikido foi introduzido no Brasil por Reishin Kawai. Faixa Preta de 8° grau e representante do Hombu-dojo no Brasil e países da América do Sul, e com o título de Shihan concedido pelo próprio mestre Morihei Ueshiba, Kawai dedica-se até os dias de hoje divulgar o Aikido.                                                                    Kawai sensei pode ser chamado de "PAI" de todos os Aikidoistas brasileiros, possui um dojo exclusivo para a prática, onde mantém vivo o verdadeiro espírito da arte e um estreito vínculo com a sede mundial do Aikido - Hombu-dojo em Tóquio - Japão.                                                                                                           O sistema de graduação e avaliado as qualidades e técnicas e o grau de afino aos treinos e o perfil moral do praticante. A avaliação do tempo de treino e do perfil moral do praticante e feito pelo responsável (acima do 3° dan).

  1. ENTREVISTA COM O MESTRE

No dia 28/03 tivemos o prazer de fazer uma visita ao dojo heiwakai na Serra. Fomos recepcionados pelo sensei Rafael, acompanhamos uma aula a fim de vivenciar na prática as técnicas na arte marcial, ao final, pudemos conversar com o mestre, assim o registro pode ser conferido a seguir.

2.1 Quais os objetivos a serem alcançados nessa luta?

É te passar a sensação de estar bem com você mesmo. No aikido, o objetivo vai muito além de proporcionar um bem estar. Tem como objetivos indispensáveis à autodisciplina, limite, respeito pelos outros e o melhor de todos eles é a busca pela paz interior. Ajudou a autoconfiança, vencer a timidez, sair do sedentarismo, bem como manter uma prática corporal e defesa pessoal. É uma defesa que funciona, mas não deve ser muito vaidoso a ponto de reagir a um assalto. Reação somente em casos extremos. 

2.2 Como são as aulas, o que é considerado importante o aluno aprender?

A Disciplina é o quesito mais importante para o aluno aprender. No inicio, uns procuram com a ideia de emagrecer, outros até mesmo para vencer o estresse do dia a dia, mas o principal é o desenvolvimento físico e mental

2.3 Existe idade mínima e máxima para praticar?

Não há contradições, e nem restrições para se tornar um praticante de aikido. Devido não usar a força física, homens e mulheres, crianças, idosos, tem as mesmas condições na prática. A partir dos sete anos de idade todos podem participar dos treinos. Os treinos embora exijam muito dos praticantes têm também a preocupação de preservar a integridade física do participante.

2.4 Há diferença no ensino ou treinamento para crianças, adolescente e adulto? Quais? Quais os métodos utilizados?

Sim. Os movimentos são iguais, porém a intensidade e a forma que os exercícios são realizados são diferentes. “Eu por exemplo tenho dois alunos que são crianças, não lesiono uma aula específica para eles, passo os procedimentos iguais para todos, mas se aparecer mais crianças, a minha forma de lesionar terá que ser mudada ou separar as turmas, pois a intensidade muda e o cuidado para passar a aula de uma forma acessível para eles é dobrado. “

  1.  É possível um deficiente físico praticar essa modalidade? Como?

Sim. Através do método Disfisen, método de defesa pessoal totalmente adaptado e projetado para atender as necessidades específicas de deficiência. Ex.: se a pessoa é cega, o método usado será para estimular o tato e a audição, se for deficiente físico, o tronco e braços. Há nos EUA por exemplo, uma cadeirante que é mestre em Aikido e dá aulas.

          2.6 Quais habilidades motoras são utilizadas?

Equilíbrio, velocidade, desenvolvimento motor, coordenação global (vários movimentos sequenciais, mediante equilíbrio e postura), salto, rolamento, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com