TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo Computacional

Artigos Científicos: Algoritmo Computacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 2

1. De acordo com João Álvaro Ruiz, o conhecimento pressupõe a existência de três elementos: o sujeito ( sujeito cognoscente ), ou seja, a consciência cognoscente; o objeto ( coisa cognoscível ), ou aquilo a que o sujeito se dirige para conhecer; e a imagem ( representação ), que representa o ponto de coincidência entre o objeto e o sujeito. Portanto, todo conhecimento consiste numa relação sui generis entre o sujeito cognoscente e o objeto conhecido, a qual se caracteriza pela relação de assimilação do objeto, relação de produção do objeto pelo sujeito, relação de coincidência, identificação, entre o sujeito e objeto. Explique essa ideia sobre tais condições relativas à produção do conhecimento.

REPOSTA 01

O autor afirma que para adquirirmos um certo conhecimento, é preciso passarmos por uma experiência vivida por si próprio. Ruiz define o homem como racional, em contraposição aos irracionais, que também são dotados de certa capacidade de conhecer, porém não raciocinam. Portanto, deixa bem claro que existem duas espécies de conhecimento, o conhecimento sensorial, comum aos homens e aos animais, e o conhecimento intelectual que é privativo dos seres humanos adultos normais.

2. Podemos afirmar que são características do conhecimento científico. Escolha um dos tópicos e disserte sobre o mesmo.

● Estar relacionado às diversas áreas das ciências;

● Ser programado, sistemático, metódico, orgânico ( um corpo ordenado de enunciados logicamente inter-relacionados e subordinados uns aos outros );

● Ser crítico, rigoroso, objetivo.

Diferentemente do conhecimento vulgar, o conhecimento científico não atinge simplesmente os fenômenos na sua manifestação global, os atinge em suas causas, na sua constituição íntima, caracterizando-se, desta forma, pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou aplicar leis, de predizer com segurança eventos futuros.

A ciência é fruto da tendência humana para procurar explicações válidas, para questionar e exigir respostas e justificações convincentes. Este dinamismo questionador peculiar ao espírito humano já se manifesta na primeira infância, quando criança multiplica suas indagações sobre as coisas, chegando mesmo a embaraçar os adultos. Felizmente ou infelizmente, as crianças acabam aceitando respostas incompletas e imperfeitas.

O Conhecimento Científico, é expressão que lembra laboratório, instrumental de pesquisa, trabalho programado, metódico, sistemático e não faz associações com inspiração mística ou artística, religiosa ou poética. A expressão conhecimento científico evidencia o caráter de autoridade, de respeitabilidade, que falta ao conhecimento vulgar. É privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências. É um processo sistemático, metódico, orgânico, crítico, rigoroso e objetivo. Nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas, válidas para todos os casos de mesma espécie que venham a ocorrer nas mesmas condições. É obtido a partir de um conjunto de processos determinados pelo homem, como tal, é passível de interpretações incompletas ou não consistentes por muito tempo.

Portanto a única

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com