TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Saudavel

Casos: Alimentação Saudavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

inrodução

A sabedoria popular diz que “você é o que come” e não podia ser mais verdade. A comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar. Ao manter a forma física e comer bem, você está a reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas com a alimentação, como doenças cardiovasculares ,diabetes entre outras. Contudo, apesar de manter uma alimentação saudável ser bastante simples, existe ainda muita confusão no grande público sobre no que consiste comer bem. Por exemplo:

⦁ grande parte dos brasileiros pensa que a sua alimentação é saudável;

⦁ a maioria das pessoas, principamentes o mais velhos afirmam “eu não preciso de mudar os meus hábitos alimentares, já que como bastante bem e de forma saudável”

o que não é na sua totalidade verdade!

E ao avaliar os questionários sobre alimentação saudável que foram realizados com 20 pessoas da turma TG de efermagem percebemos que a turma possa estar fazendo parte dessa população que não se alimenta bem, já que de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) 45% da turma está na faixa de obesidade, 10% está na faixa de baixo peso ,35% estão eutrófico ( peso ideal) os outros 10% não responderam o questionário devidamente. E com relação a ingestão de gordura 50% da turma tem um consumo muito alto, 15% tem um consumo relativamente alto, 15% consumo mínimo, 10% tem um baixo consumo e 10% não responderam o questionário devidamente. E com relação a ingestão de fibras 50% da turma tem um consumo regular , 25% tem um baixo consumo , 15% tem um consumo adequado e 10% não responderam o questionário devidamente.

⦁ MOSRAR GRÁFICO

E atráves dessa apresentação vamos mostrar algumas informações que vão incentivar essas pessoas a trocar uma má alimentação ,por uma alimentação saudável vamos dar também alguns exemplos de como podemos fazer com que esse processo de reeducação alimentar seja simple e prazeroso.

Vamos começar mostrando os efeitos que uma alimentação rica em gordura saturada e gordura trans pode oferecer para o nosso corpo.

As gorduras são macronutrientes essenciais para a composição de nosso metabolismo, que deve estar entre 15% a 30% em nossa dieta, respeitados o metabolismo e o nível de atividades físicas de cada pessoa. As gorduras são as responsáveis pelo transporte de várias vitaminas, como A, E, D e K. São de grande importância para o organismo porque os ácidos graxos obtidos na digestão da gordura são componentes fundamentais dos fosfolipídios, que constituem elementos primordiais as membranas celulares.

No entanto, segundo especialistas, as gorduras possuem alto teor calórico e sua ingestão em excesso acarreta problemas para a saúde. Os ácidos graxos saturados e as gorduras trans, foram identificados como causadores do agravamento de doenças cardiovasculares pelo aumento dos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) no sangue. Pesquisas científicas associam o fato da ingestão de gorduras trans com a maior incidência de infartos, miocárdios e derrames. Por isso, foi determinado pelas agencias sanitárias e de saúde, que nos rótulos dos alimentos, além dos teores de gorduras totais, também devem ser mencionados em termos de gorduras saturadas e gorduras trans.

Gordura saturada

Eleva o nível de produção de LDL (colesterol ruim)gerando assim, placas de ateroma, aumentando as chances de acontecer ataque cardíaco e derrame cerebral. Essa gordura está presente em alimentos de origem animal (carnes, leite, manteiga, creme de leite e queijos) e vegetais como coco, cacau e azeite de dendê.

Gordua Trans

São gorduras insaturadas que sofrem processo de hidrogenação das gorduras vegetais.As gorduras trans não são bem processadas pelo organismo humano, em razão provoca o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, a chamada aterosclerose, fator-chave nas ocorrências de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais, o famoso AVC. Ela é também responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com