TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Transgênicos: Possíveis Riscos À Saúde E Ao Meio Ambientes

Por:   •  28/6/2023  •  Artigo  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 7

 

 

Alimentos transgênicos: Possíveis riscos à saúde e ao meio ambientes  

 

Letícia Silva dos Santos[1] 

Lilian Karla Figueira Da Silva [2] 

 

 

Resumo

 

Neste estudo é apresentado os potenciais riscos causados pelos alimentos transgênicos, objetivando entender esses possíveis impactos. Nesse estudo realizado, mostra-se dois fatores: O consumo desses alimentos pode trazer malefícios a saúde humana como o aumento de alergias, toxidade dos produtos e possível resistência a antibióticos, enquanto esse potencial dano ao meio ambiente está relacionado com genes resistentes a agrotóxicos, presentes nos produtos, transferindo essa resistência as plantas     para as pragas e ervas daninhas consequentemente elevando a quantidade de veneno nas plantações, além de pôr em risco a nossa biodiversidade. Contudo, a agroecologia, particularmente, é uma alternativa de destaque. Se existem alternativas para esses organismos geneticamente modificadas, que possam atender às necessidades alimentares e nutricionais do mundo, é uma questão que ainda precisa ser estudada cientificamente.

 

Palavras-chave: transgênicos, riscos, saúde, ambiente.

 

Abstract

 

This study presents the potential risks caused by transgenic foods, aiming to understand these possible impacts.  In this study, two factors are shown: The consumption of these foods can bring harm to human health, such as increased allergies, toxicity of products and possible resistance to antibiotics, while this potential damage to the environment is related to pesticide-resistant genes present in the products, transferring this resistance to plants to pests and weeds, consequently increasing the amount of poison in crops,  in addition to endangering our biodiversity. However, agroecology, in particular, is a prominent alternative. If there are alternatives to these genetically modified organisms that can meet the world's food and nutritional needs, it is an issue that still needs to be studied scientifically.

 

Keywords: transgenics, risks, health, environment.

[pic 1] 

 

Introdução

 

Diante de uma busca constante por melhorias, o ser humano, em sua grande capacidade intelectual, desenvolve alternativas para os problemas do cotidiano. Uma dessas buscas se deu no desenvolvimento de pesquisas e estudos para acelerar a produção dos alimentos e diminuir os custos.   Assim, foram desenvolvidos os transgênicos, que consistem em organismos geneticamente modificados, ou seja, são aqueles que recebem material genético de outro organismo de mesma espécie ou de espécie diferente. Isso é possível por causa da engenharia genética.  

As características melhoradas são procuradas para um produto existente, a fim de criar algo novo. Isso envolve a manipulação de DNA recombinante que vem sendo estudado desde a década de 1970. Espera-se que o produto seja muito produtivo e rústico, isso é feito com apenas algumas pequenas alterações.  

 

Além disso, "A biotecnologia tem servido de grande valia na produção agrícola e pecuária, pois oferece a possibilidade de produzir produtos diferenciados ao consumidor, como, por exemplo, carne suína com menos colesterol.” (FREITAS, 2018). E em relação aos alimentos, o objetivo é fazer com que eles adquiram mais nutrientes e imunidade a pragas.

 

 Por outro lado, apesar de aparentemente não demonstrar nenhum tipo de risco, há controvérsias com indicativos de que os transgênicos podem apresentar ameaça à saúde humana e ao meio ambiente. Nesse sentido, esse trabalho tem a finalidade de entender sobre esses potenciais riscos que os transgênicos podem causar.  

 

Consumo de alimentos transgênicos: Riscos à saúde  

 

 Assim como, levou décadas para confirmar os danos que os defensores agrícolas podem causar a saúde e ao meio ambiente relacionando-se ao desenvolvimento câncer impactos ao sistema neurológico, sistema reprodutivo e endócrino, dentre outros malefícios não se deve esperar por tanto tempo para haver consonância sobre os conflitos causados pelos transgênicos. Além disso, já existem algumas pesquisas cientificas relacionadas a essas causas, constatando que os transgênicos estão sendo submetidos ao consumo sem que haja um rigor na avaliação de riscos.

 

 As pesquisas cientificas afirmam que há um aumento das alergias em grande parcela da população. Afirma, também, que para identificar a validez da modificação do gene os cientistas aplicam marcadores genéticos, podendo ser de um virus ou de bactérias. Com isso, consumindo esse tipo de alimento possibilita, aos microrganismos causadores de doenças, adquirir força contra essas drogas. Diante disso, enfatiza-se que:        

 

O receio de que a qualidade nutricional do alimento seja prejudicada é bem existente, além das outras preocupações como potencial de toxicidade dos produtos, alguma possível resistência a antibióticos, potencial de alergenicidade e de carcinogenicidade dos alimentos modificados (MENDES et al., 2020, p.21).

 

 

Além disso, os agrotóxicos também apresentam riscos à saúde e ao meio ambiente. Ao inserir genes de resistência aos defensores agrícolas em plantas, pragas e ervas daninhas podem se tornar mais resistentes, da mesma forma, virando "super pragas" e "super ervas ". Portanto, será necessário usar mais agrotóxicos, o que significa mais resíduos tóxicos presentes nos alimentos, no solo e na água. Outro problema é que genes modificados podem contaminar cultivos que não são transgênicos com aqueles que são. Isso acontece através de insetos ou do vento, que dispersa o pólen dessas plantas modificadas.

 

Alcance negativo ao meio ambiente

 

 A elevada utilização de produtos tóxicos na agricultura resulta em impactos em várias plantas e animais e na degradação do solo, ameaçando a biodiversidade. Tendo em vista que a biodiversidade é a diversidade de espécies e o seu conceito está estabilizado em três variabilidades, que são:  A diversidade de espécies, a diversidade genética e a diversidade ecológica. Sabe-se que, a primeira está relacionada com o número de espécies diferentes. Já a genética, esta ligada a variação no material genético entre indivíduos de mesma espécie. E por fim, a diversidade ecológica, que fala sobre as interações entre as espécies entre si e com o meio. Entendendo esse conceito, é possível falar, sobre os riscos de perdas de biodiversidade   que podem ocorrer. Um deles, é a erosão e perda ou extinção de genes e a redução dessa variabilidade do DNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com