TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de possíveis riscos e impactos no meio ambiente

Artigo: Avaliação de possíveis riscos e impactos no meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Como dissemos anteriormente a "Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais" é a base para um "Gerenciamento Ambiental" adequado. Avaliar os possíveis Riscos e Impactos Ambientais consiste basicamente responder perguntas do tipo: "O que aconteceria se...?".

Essas perguntas só podem ser respondidas com o entendimento da estrutura e do funcionamento do Sistema Ambiental formado por Subsistemas Físicos, Químicos, Biológicos, Sociais etc, com o uso de Modelos.

Todo trabalho de pesquisa visa o desenvolvimento de um Modelo que descreva o comportamento de um sistema a partir de um conjunto de informações mensuráveis. Um Modelo permite fazer simulações e consequentemente previsões de cenários futuros. Mas primeiramente vamos tentar dar uma noção do que pode ser entendido como um Modelo?

Um Modelo pode ser entendido como "Uma tentativa de representação simplificada e aproximada de uma realidade"! (Fonte: www.waterontheweb.org)

A criação de Modelos é uma parte essencial na atividade científica e visam representar objetos empíricos, fenômenos e processos de uma maneira lógica e objetiva. Todos os Modelos são essencialmente "simulacros" de uma realidade, ou seja, reflexões simplificadas de uma realidade, mas, apesar de sua imprecisão intrínseca, são extremamente úteis (Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Scientific_modelling).

Os Modelos são usados para analisar, descrever, explicar, simular, controlar e predizer os fenômenos ou processos que tentam descrever.

Os Modelos podem ser agrupados em três tipos:

Físico: estrutura física, funcional e operacional que representa, em escala proporcional, o sistema original em estudo (Ex: maquetes ou representações físicas em menor escala que a do sistema real).

Conceitual: representação qualitativa de Conceitos, Entidades ou Objetos com as respectivas Propriedades (ou Atributos) e os Relacionamentos (ou Interações) necessários para descrever uma realidade. Um Modelo Conceitual deve ter um objetivo e portanto está vinculado a uma aplicação, portanto os elementos que o compõem fazem parte de um contexto (ou são mapeados para um domínio). Modelos Conceituais podem ser descritos através de imagens, diagramas, textos ou a combinação de todos esses recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com