TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos de oportunidade e custo Brasil para avaliação de investimentos em ambientes de risco

Seminário: Custos de oportunidade e custo Brasil para avaliação de investimentos em ambientes de risco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

Custos de oportunidade e custo Brasil para avaliação de investimentos em ambientes de risco.

Tendo em vista a atuação das empresas num ambiente cada vez mais globalizado, em que as práticas competitivas estão cada vez mais acirradas e, considerando o fato de que os recursos são escassos e que existem amplas possibilidades de aplicação desses recursos, os investidores deparam-se com um problema eminentemente econômico, em que a preocupação central é encontrar a melhor alocação possível para esses recursos, ou seja, o investidor procura a alternativa de investimento que maximize sua satisfação, o que equivale a dizer, a alternativa que proporcione a maior taxa de retorno possível.

A diversidade de alternativa de investimentos, combinada com a escassez de recursos,

fez com que o investidor passasse a dar maior importância ao custo incorrido pela

oportunidade desperdiçada ao fazer a escolha por uma das alternativas disponíveis, ou seja, passou a contabilizar o custo de oportunidade do empreendimento.

Dessa forma, o conceito de custo de oportunidade passou a ganhar um papel de

destaque na recente literatura, deixando de ser tratado de forma puramente teórica e passando a ganhar um caráter mais pragmático. Têm sido freqüentes os estudos que procuram destacar a importância e a utilização do conceito de custo de oportunidade na avaliação do patrimônio e no resultado das empresas.

Medidas de desempenho baseadas na criação de valor ganham destaque pela sua

simplicidade de aplicação e eficiência. Diversas empresas vêm utilizando o conceito de EVA para várias situações de decisão, não somente financeira como também estratégica.

Na busca de melhores vendas, lucros operacionais e ganhos por ação, as empresas têm

procurado melhores formas de medição de performance com o objetivo de direcionar a

compensação e a motivação de seus colaboradores para adicionar valor às suas ações. Muitas empresas estão aderindo ao EVA, pois essa metodologia permite ao executivo identificar as áreas da empresa que criam ou destroem valor.

Para o cálculo do EVA, destaca-se a consideração do custo de oportunidade do capital

próprio, que freqüentemente era negligenciado pelas práticas contábeis tradicionais, e a

importância de considerar o risco incorrido pelo investidor ao optar por uma das alternativas de investimentos disponíveis.

Ao se considerar o prêmio de risco exigido pelo investidor para cada alternativa de

investimento disponível, procurou-se destacar a importância de se levar em conta as variáveis macroeconômicas relevantes que estão associadas a cada uma delas para se atingir um maior grau de exatidão no risco que se está incorrendo ao se fazer uma escolha.

Verifica-se, portanto, que o custo de oportunidade do capital próprio acaba sendo um

importante parâmetro a ser levado em consideração pelo tomador de decisões, pois revela o quanto o indivíduo deixa de ganhar ao rejeitar investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com