TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alocação E Monitoramento De Barragens De Rejeitos

Pesquisas Acadêmicas: Alocação E Monitoramento De Barragens De Rejeitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 11

Alocação e Monitoramento de Barragens de Rejeito

Barragens de Rejeito

A disposição dos resíduos de mineração, principalmente por causa das grandes quantidades geradas, está associada a desmatamento, alterações da superfície topográfica e da paisagem, perda de solos superficiais, instabilizarão de taludes de corte ou aterro, alterações de corpos de água e níveis freáticos e exposição de áreas a erosão e assoreamento. Esses problemas podem ser evitados ou minimizados por meio do projeto adequado dos locais de disposição, considerando-se a segurança estrutural e ambiental.

Os principais resíduos gerados pelas atividades mineradoras são os estéreis e os rejeitos.

Os estéreis geralmente são dispostos em pilhas que podem atingir dimensões tão grandes a ponto de gerar alterações significativas na topografia local, como podemos observar na figura.

Como os estéreis são compostos basicamente por fragmento das rochas e solos, as pilhas de estéreis, se projetadas segundo o conhecimento da Geotecnia, não apresentam grandes problemas de segurança estrutural. Com um fechamento adequado e cobertura vegetal, podem ainda ser integrados a paisagem. Alguns estéreis, contudo, são fontes potenciais de poluição por causa da sua composição mineralógica.

Os rejeitos por sua vez, são os resíduos resultantes do beneficiamento do minério, tendo geralmente granulometria mais fina graças aos processos de redução dos fragmentos de minério para a retirada do produto de interesse. Como os rejeitos são transportados para os locais de deposição em tubulações, por gravidade ou por bombeamento, com grande quantidade de água, a disposição adequada visa evitar o assoreamento e/ou a contaminação dos cursos d’água.

A disposição mais comum dos rejeitos é a céu aberto, em barragens localizadas em bacias ou vales. A figura abaixo mostra uma barragem de rejeitos.

As alternativas técnicas para a disposição de rejeitos têm evoluído bastante nos últimos anos. Por exemplo, o espessamento e o adensamento de rejeitos de mineração, visando reduzir a quantidade de água no rejeito, permitem uma disposição mais segura ambientalmente, uma vez que a área a ser a ser ocupada pela estrutura de disposição tende a ser menor e é possível uma maior recuperação de água a partir do processo, como consequente economia de recursos hídricos.

A vida útil de uma barragem de rejeitos compreende as seguintes etapas: seleção do local, projeto de instalação, construção, operação e fechamento definitivo. A seleção de locais é de fundamental importância no custo e na segurança de barragens de rejeitos. Como envolve um grande numero de fatores, alguns deles conflitantes, tem-se procurando utilizar métodos racionais para a escolha entre as alternativas.

As barragens de rejeitos apresentam algumas particularidades em relação ás barragens convencionais, sendo as mais destacadas:

• O material contido é a suspensão de grãos minerais em grande quantidade de água ou uma pasta com elevado teor de umidade; em ambos os casos, apresentam elevado adensamento ao longo do tempo; portanto, as barragens de rejeitos retêm materiais semissólidos a sólidos, diferentemente das barragens tradicionais, cuja função é conter água.

• É generalizada a pratica de alteamento ao longo do tempo, alternativa pouco comum para barragens que reservam água; constrói-se inicialmente um dique de partida, á medida que a empresa mineradora prossegue com as atividades mineradoras e resíduos são acumulados, a altura da barragem vai sendo aumentada.

Quando uma barragem é construída por alteamentos sucessivos, as etapas de projeto, construção e operação não são independentes, estando fortemente relacionadas. O fechamento definitivo é atualmente uma etapa tão complexa quanto as demais, pois envolve a garantia da segurança estrutural e ambiental em longo prazo após o encerramento das atividades mineradoras. Deve também compreender um plano de reabilitação, segundo o qual a barragem deverá ser integrada ao ecossistema local.

São estruturas de contenção destinadas ao armazenamento de rejeitos de mineração, sendo comumente executadas pelo processo de alteamentos sucessivos.

Sua construção se da a partir de um dique inicial ('dique de partida') em aterro compactado (acumulação dos rejeitos ao longo de um período de 2 a 3 anos usualmente). A execução da estrutura continua em múltiplas etapas, em função dos volumes de rejeitos produzidos. São utilizados diferentes materiais na construção dos alteamentos sucessivos, incluindo os estéreis da mina e os próprios rejeitos.

http://www.em.ufop.br/deciv/departamento/~romerocesar/Aula5PPT.pdf [2]

PRINCIPAIS CONDICIONANTES DA ESCOLHA DO SÍTIO DE IMPLANTAÇÃO DE

BARRAGENS DE CONTENÇÃO DE REJEITOS

Os principais critérios que condicionam a seleção do local de uma barragem de contenção de rejeitos são bastante diferentes daqueles utilizados na localização de uma barragem convencional, por exemplo, para barragens de hidrelétrica e irrigação.

Para barragens de contenção de rejeitos são considerados, principalmente, os seguintes critérios de localização:

I) Maior relação entre o volume de reservatório e o volume do aterro da barragem (menor custo/benefício);

II) Menor área da bacia de drenagem e aporte (auxílio, contribuição) de sedimentos, com objetivo de construir um vertedouro (controla a vazão) de menor porte ou eliminá-lo;

III) Menor interferência do reservatório na comunidade local, promovendo redução de custos com relocações e desapropriações;

IV) Menor distância possível da usina de beneficiamento, o que resulta em menor comprimento das linhas de condução dos rejeitos e de retorno da água;

V) Menor distância possível da área de mina ou de áreas de empréstimo, o que possibilita, de forma mais econômica, a utilização do estéril ou de materiais adequados à construção da barragem inicial.

Assim, as barragens de rejeitos são normalmente construídas com aterro hidráulico ou hidrociclonado, geralmente posicionadas nas cabeceiras das bacias, o mais próximo possível da usina de beneficiamento.

Quando estas obras destinam-se à retenção de rejeitos cujo efluente possui componentes poluentes solúveis, deve-se considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com