TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alusivo Ao Dia Do Serviço Da Saúde

Exames: Alusivo Ao Dia Do Serviço Da Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

Alusivo ao dia do serviço da saúde

No dia 27 de maio comemora-se o dia do Serviço da Saúde. Essa data faz reverência o dia do nascimento de seu patrono, o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca.

O Serviço de Saúde do Exército é o serviço do Exército Brasileiro responsável pela assistência médica para os membros do Exército e para seus dependentes. É composto por médicos, médicos veterinários, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.

Patrono:

Nascido em 1836 na cidade de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro(AL),ele foi um dos filhos do tenente coronel de Infantaria Manoel Mendes da Fonseca e da senhora Rosa Maria Paulina da Fonseca.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Corte em 1853, atuando na epidemia da cólera ocorrida na cidade do Rio de Janeiro em 1855,nesse período ainda aluno.Por essa nobre ação foi condecorado pelo Imperador D. Pedro II com a Comenda da Ordem da Rosa, no grau de Cavaleiro. Em 1858 foi diplomado médico e ingressou no Corpo de Saúde do Exército Brasileiro como 2° Tenente Cirurgião, em 29 de janeiro de 1862.

Severiano da Fonseca desempenhou as mais diversas funções como médico e militar. Atuou na Campanha do Uruguai, na Guerra da Tríplice Aliança e em Canudos; foi cirurgião em hospitais militares; membro da Academia Imperial de Medicina e Inspetor-geral do Serviço Sanitário do Exército.

“A escolha do General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca para Patrono do Serviço de Saúde é o reconhecimento a uma vida dignificante que constitui motivo de orgulho para todos os militares de Saúde; e um exemplo a inspirar aqueles que, sem medir sacrifícios, conjugam todos os seus esforços para manter a higidez do soldado e servir à família militar.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com