TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiemte Empressarial

Exames: Ambiemte Empressarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

CONTEXTO EMPRESSARIAL

A realização desta produção textual em grupo é de grande importância, pois nos desperta o interesse e o trabalho em conjunto, onde pretendemos alcançar o mesmo objetivo. O tema abordado tem grande relevância para os universitários de Ciências Contábeis, pois aborda a importância de se conhecer a contabilidade dentro do ambiente empresarial, agregando as áreas que ela abrange e o valor e produção,

que o contador deve dar a sua empresa, sempre visando o inovação e o investimento

O texto nos mostra que a inovação é a ferramenta mais poderosa para crescer na sociedade e no mercado de trabalho, ou seja, trazer e oferecer o que ainda não se tem fazer diferente, buscar diversidade além de apresentar um serviço personalizado e uma assistência técnica aos clientes. Tudo isso, juntamente com persistência, trabalho e dedicação contribui para o sucesso da empresa para o resto da vida.

Outro fato necessário de ser considerado nas empresas é a questão da mão-de-obra qualificada, onde a escassez da mesma é ainda um grande obstáculo para o seu sucesso, prejudicando muitas vezes a sua competitividade no mercado. Cabe então tentar minimizar este problema dirigindo melhor a mão-de-obra qualificada que já se tem, direcionando as pessoas certas para as tarefas certas fazendo um equilíbrio entre elas.

É muito importante que as funções e suas respectivas responsabilidades sejam bem atribuídas e diretamente determinadas dentro das entidades, praticando sempre ao dialogo entre todos os departamentos.

.E um dos pontos mais importantes; investimento. Utilizar-se um dos lucros da empresa para investir nela mesma, afinal, investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para os novos desafios e para a luta pela sobrevivência e perpetuação do mercado.

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. O processo administrativo, segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, operacional e tático.

A função de planejamento tem peso maior no nível estratégico e tático. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não tem maior peso nas funções administrativas, pois lidam com variáveis bastante limitadas.

Portanto, planos operacionais visam a eficiência através da correta alocação de tempo e recursos. Enquanto os planos estratégico e tático, visam objetivos organizacionais mais amplos. Como exemplo de plano tático, podemos citar as políticas que visam limitar e direcionar o comportamento da empresa para determinados objetivos. E como exemplo de plano estratégico pode-se citar a tomada de posição de uma empresa frente a um mercado ou empresas de produtos substitutos.

A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, segundo Chiavenato. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar.

Desse modo, ainda que o trabalho seja realizado por diversas pessoas e setores. Cada um sabe a sua cota no todo e como sua cota contribui para o todo. A organização, como todas as outras funções, é realizada em cada nível de acordo com o escopo administrativo, ou seja, o nível estratégico organiza toda a empresa e o nível operacional apenas equipes. O nível tático filtra as ordens do nível estratégico e repassa as informações para o nível operacional de maneira mais concreta para que esta possa se adequar aos objetivos das pessoas que o integram.

A direção, segundo Chiavenato, é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado. A direção, portanto, apesar de ser uma função formal da administração necessita de um processo intenso de comunicação. A comunicação entre pessoas feita de maneira formal tem eficiência reduzida, pois está limitada ao conhecimento do transmissor. Assim, apesar dessa função se utilizar de conceitos como reconhecimento da autoridade hierárquica e subordinação, é razoável salientar que nos dias atuais a função direção deve ser realizada com uma dose certa de empatia.

Por fim, é importante enfatizar a importância da função controle nas entidades. Chiavenato diz que a função controle monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção. Ainda que os gestores tenha plena consciência de seus objetivos, pode ocorrer uma falha no processo. A monitoração deve ser, segundo Chiavenato, interativa, sistêmica, cíclica e repetitiva.

A monitoração é sistêmica, pois analisa o processo administrativo na sua integralidade. É interativa, pois necessita de retroalimentação constantemente para que seja real. É cíclica e repetitiva, pois verifica o processo reiterada vezes. A importância, portanto, está em garantir resultados em conformidade com o planejado e ações de correção que viabilizem o perfeito funcionamento da organização.

As funções planejamento, organização, direção e controle definidos sintetizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização. E ajudam a compreender seu papel na organização.

Variáveis macroeconômicas que influenciam o país:

• TAXA DE DESEMPREGO

• TAXA DEJUROS

• TAXA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

• TAXA DE INFLAÇÃO

Macroeconomia é o estudo dos agregados macroeconômicos, relação das famílias e das empresas nas sociedades.

Algumas variáveis econômicas exercem grande influência no dia a dia das empresas, como a inflação e o salário. Nos últimos anos, com a implantação do Plano Real (1994), a inflação alcançou níveis baixos, em relação à década de 1980, no qual diversos planos de estabilização foram feitos sem sucesso.

Para uma melhor compreensão do impacto de uma variável numa empresa, faz uma análise da influência dos salários sobre o ponto de vista histórico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com