TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente - poluição do ar e efeito estufa

Projeto de pesquisa: Ambiente - poluição do ar e efeito estufa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Módulo 1

Meio Ambiente – Poluição Atmosférica e GEE

Docente: Mirian Alves

Alunos: Andréa Oliveira Nº 04

Chrysleane Thems Nº 06

Gileide Rodrigues Nº 13

Poluição Atmosférica e GEE (Gases do efeito estufa)

A poluição atmosférica acontece por causa da emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior a capacidade de absorção do meio ambiente, interferindo no equilíbrio e mecanismo de proteção da terra, segundos estudiosos essa poluição é resultado da ação dos seres humanos, seja através de veículos motorizados, queimas, lixo doméstico, industrial entre outros.

Esse poluição está afetando cada vez mais a saúde dos seres humanos, e gerando outros fenômenos que faz com que a evolução humana coloque em risco a vida de todos.

Os gases do efeito estufa absorvem parte da radiação infra-vermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço.

Esses gases se desenvolvem nas produções industriais, nos veículos, nos lixo, nas emissões de gases provenientes de equipamentos de pressão. Devido a esse aumento da produção desses gases nos últimos anos a temperatura do planeta tem aumento. Esses gases podem ser reduzidos com atitudes simples como, por exemplo, utilizar bicicletas ao invés de carros, usar produtos recicláveis, comprar produtos e eletrodomésticos com eficiência de energia, sempre que possível trocar o ar condicionador por ventilador, lavar roupas com a agua fria ao invés de quente entre diversos outros.

Camada da atmosfera, Ozônio

O que é: A camada de ozônio é a região da terra localizada na estratosfera, onde se concentra altas quantidades de ozônio. Essa camada é muito frágil e protege a vida dos seres humanos, animais e das plantas dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.

Como se desenvolve: Na atmosfera, a presença da radiação ultravioleta desencadeia um processo natural que leva à contínua formação e fragmentação do ozônio.

Quais os problemas que esse fenômeno gera: A reação do ozônio existente na camada com as substancias químicas que o homem fabrica e solta na atmosfera está destruindo essa camada. Deixando os seres vivos cada vez mais desprotegidos.

O que pode ser feito para minimizar o problema: É necessário fazer a redução do uso do clorofluorcarbono (CFC), um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio (O3), conforme ficou acordado no Protocolo de Montreal, em uma reunião acontecida em 1987.

O buraco da camada de Ozônio: Descoberto em 1983 fica na área da estratosfera sobre o território da Antártica, este buraco era de grandes proporções, cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados, também na década de 80 foi descoberto outros buracos menores em vários pontos da estratosfera, segundo especialistas eles foram causados pelos reação química do clorofluorcarbono com o ozônio, uma das maiores consequências que essa buraco causa é o câncer de pele. Já que os raios ultravioletas passam direto pelo buraco afetando diretamente o ser humano.

Efeito estufa

O que é: É um processo natural que impede que a temperatura em nosso planeta esfrie mais do que deveria, favorecendo assim a continuidade da vida na terra. Em tempos de avanço quase irrefreável da industrialização, as ações do homem como a emissão de gases poluentes tem acelerado esse processo, fazendo com que a temperatura fique cada vez mais quente a cada ano.

Como se desenvolve: Segundo especialistas o efeito estufa é desenvolvido pelas ações do homem, com a emissão de gases poluentes como, por exemplo, o dióxido de carbono (CO²), que é produzido pela queima de combustíveis fosseis, oxido nitroso (N2O), metano (CH4) e o cloro-flúor-carboneto (CFC). Esses gases são emitidos por industrias e carros.

Quais os problemas que esse fenômeno gera: São diversos os problemas que o efeito estufa pode gerar, entre eles o desaparecimento de diversas espécies da fauna e da flora, o derretimento das calotas polares, que geraria o aumento do nível do mar e o desaparecimento de diversas ilhas e regiões litorâneas, causando assim uma reconfiguração dos continentes. Sem falar dos desastres naturais como os terremotos, maremotos e furacões.

O que pode ser feito para minimizar o problema: A saída é a redução do gases poluentes e para isso é de vital importância que todos tenham real consciência do que está acontecendo.

Dados curiosos

1. O Brasil está em 4º lugar no ranking dos maiores emissores de gases do efeito estufa.

2. A cada século a temperatura do planeta aumenta em 6°C

3. Foi criado um sistema de incineração a frio para “queimar” algo sem muita poluição.

Aquecimento Global

O que é: O aquecimento global é um tipo especifico de mudança climática. Basicamente falando é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da terra.

Como se desenvolve: O aquecimento global se desenvolveu principalmente através do aumento da emissão dos gases do efeito estufa, resultado das atividades humanas, como a queima dos combustíveis e o desmatamento das florestas.

Quais os problemas que esse fenômeno gera: O aumento da temperatura e a nova composição da atmosfera diante das mudanças provocadas pelo ser humano desencadeiam várias alterações decisivas nos sistemas da terra, afetando os mares, o regime das chuvas, provocando assim a extinção de várias espécies e destruindo ecossistemas.

O que pode ser feito para minimizar o problema: Conscientizar a população a um nível global pode ser a coisa mais importante a ser feito, pois o aquecimento global já é uma realidade, o ser humano tem capacidade para criar soluções que se adequem a evolução que temos hoje, mas é necessário que isso aconteça de imediato. O Greenpeace acredita que existem sim outras fontes de energia tão boas quanto as que utilizamos hoje, ou seja a solução existe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com