TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amnorexe Prematura

Ensaios: Amnorexe Prematura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 7

Conteúdo

1.1 Conceito 2

1.2 Diagnóstico 2

1.3Causas 3

1.4Tratamento 3

1.5 Riscos 3

2.0 Histórias da paciente 4

2.1 Evolução do paciente 5

2.2 Algumas perguntas realizadas para a paciente: 8

3.0 Bibliografia 9

1.1 Conceito

A ruptura das membranas antes do trabalho de parto é definida como a ruptura espontânea das membranas antes do início de contrações uterinas regulares. É uma situação clínica que em que ocorre uma perda de líquido amniótico antes de 36 semanas de gestação. É importante ter certeza sobre a ocorrência ou não da ruptura das membranas. Algumas vezes o diagnóstico é evidente pelo súbito jato de líquido amniótico transparente da vagina e sua perda continua subseqüente. Algumas vezes pode ser difícil diferenciar a ruptura das membranas de outros extravasamentos de líquido, seja instruindo a mulher a sentar-se sobre um coletor adequado ou colhendo ao exame com especulo uma amostra de um acúmulo de líquido amniótico no fórnice posterior.

Podem-se obter informações sobre quando e como ocorreu à saída de líquido; se algo semelhante já aconteceu antes; a quantidade aproximada de líquido perdida; qual era a cor, como era o cheiro; e se aconteceu alguma outra coisa importante, como a presença de partículas brancas ou gordurosas.

1.2 Diagnóstico

Clínico: á perda de líquido segue-se de vazão continua, em menor quantidade relatada pela paciente. O diagnóstico feito corretamente pelo exame especular que mostra líquido claro ou leitoso, dependendo da maturidade fetal, escoando pelo orifício cervical, após pressão exercida no fundo uterino. Pode ser clínico ou laboratorial.

Laboratorial: são indicados quando duvidoso o diagnostico clinico. Por exemplo, ultra-sonografia, citologia vaginal, cristalização do conteúdo endocervical e a determinação do PH vaginal.

A ultra-sonografia é o procedimento mais expedito, pois permite caracterizar a escassez de líquido amniótico que ocorre em 50% dos casos. A citopatologia vaginal é um processo rápido e singelo que permite a observação imediata ao microscópio. A cristalização na gravidez o muco cervical não se caracteriza em material obtido da endocérvice, indica proveniência amniótica. A determinação do PH vaginal é p PH do líquido âminico alcalino, oscilando entre 7,0 e 7,5 enquanto o do meio vaginal é fracamente ácido especialmente na gravidez, atingindo valor de 4,0. Admite-se haver amniorrexe quando o PH vaginal é igual ou superior a 6,5.

Eventualidades que dificultam o diagnóstico:

• Forma-se bolsa amniocoral, em virtude de o liquido insinuar-se entre as membranas mantendo-se a integridade, pelo menos anatômica do âmnio.

• Na incontinência urinária de esforço, a perda de urina seria tomada por líquido amniótico.

• Secreções cervicais abundantes podem confundir a paciente onde as quais são espessas e abundantes.

1.3Causas

A maioria das causas de amniorrexe prematura não possui uma causa identificável, sabe-se que distúrbios como: às infecções genitais e urinárias, placenta de inserção baixa, super distensão uterina, fetos pouco comum, malformações ou traumas no colo do útero, aumento do volume do líquido amniótico, distúrbio provocado por certas doenças, operações genitais prévias, lacerações cervicais, traumas em relações sexuais, exame pélvica, tabagismo ou pela gravidez de gêmeos, podem precipitar esse quadro dramático aonde pode ser subordinada também a fatores mecânicos, enzimáticos, bacterianos e histológicos. Explica o ginecologista Walter Banduk Seguim, do Hospital e Maternidade São Camilo.

1.4Tratamento

O tratamento da gravidez prossegue depende, da sua idade gestacional e da existência ou não de corioamnionite (inflamação das membranas fetais). O objetivo terapêutico é extrair o concepto antes que se desenvolva infecção ou ocorra algum problema. Se o parto não se iniciar imediatamente, está indicado induzi-la por perfusão de ocitocina (é o hormônio que faz com que o útero contraia no final da gravidez para que o bebê nasça). Onde o parto deve ser completado em 24 horas, transpelvino ou cesárea. Muito embora a maturidade pulmonar se processe mais rapidamente, é utilizado o fármaco betametasona que tem ação antiinflamatória, anti-alérgica e anti-reumática, 72 horas antes do parto para acelerar a maturação pulmonar, pela própria condição de amniorrexe prematura. A conduta estará sempre associada ao tempo de gestação, e se defronta principalmente com a prematuridade. Nas gestações com menos de 34 semanas convém encaminhar a paciente para um serviço onde exista um berçário para prematuros de risco ou uma UTI neonatal.

1.5 Riscos

O perigo maior é de morte fetal tanto pela imaturidade pulmonar (hipoplasia), prolapso de cordão umbilical, apresentação anômalas. As conseqüências para a mãe são infecção anteparto e a puerperal.

2.0 Histórias da paciente

Paciente R T B, cor branca, sexo feminino no leito 01 quarto 600 de 37 anos nascida em 11/07/1976, estado civil casada, natura de Campinas do sul RS, trabalha no município de Jacutinga RS na UBS tem como profissão enfermeira, nacionalidade brasileira convenio Unimed aos cuidados do Dr. Sergio Bigolin, interna no dia 2/08/2013 por apresentar bolsa rota

Peso: 83.00 KG

Altura: 1,52 cm

Tipo sanguíneo: O+

Gesta: um para zero

Ultrassonografia obstétrica:

Gestação tópica contendo feto único, em situação longitudinal e apresentação cefálica, com dorso voltado para a parede posterior da cavidade uterina.

Batimentos cardíacos presentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com