TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: AMNIORREXE PREMATURA

Dissertações: ESTUDO DE CASO: AMNIORREXE PREMATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

E.M.L, 23 anos, sexo feminino, solteira, brasileira, secundigesta com um aborto, com um aborto, com idade gestacional de vinte e sete semanas e três dias.

1.2 Expectativas e percepção

A paciente encontra-se em sua segunda gestação, seu primeiro parto, com um aborto, evitava gravidez por método anticoncepcional, não desejava ser mãe. Está sendo bem orientada e assistida pelo médico. Ela está ansiosa por estar internada, com medo de que seu bebê nasça prematuro, porém, está feliz e mostra muito entusiasmo ao ouvir os batimentos de seu bebê. Relata que sua vida está num conturbado momento familiar e conjugal, com maior ênfase na questão conjugal, pois fazem dois meses que o seu companheiro a deixou.

1.3 Necessidades Básicas

Nega disúria, corrimento, HAS, DM ou outras patologias. Nega cirurgias, traumas, transfusões ou alergias.

Não mora em imóvel próprio, saneamento básico adequado, energia elétrica, e coleta de lixo três vezes na semana.

Paciente encontra-se num bom estado geral, normocorada, hidratada, anictérica, aciamótica. Couro cabeludo e cabelo, sem presença de sujidade. Cavidade bucal sem halitose, com ausência de cáries, e sem sangramento na gengiva. Seios túrgidos e cheios de leite, com bico protuso. Vagina com odor característico.

Com PA: 110x70 mmHg, FC: 98 bpm, ACV: Sopro 4+ 16+, associado ao frêmito, AR: sem alterações, com abdome gravídico, AFU: 26cm, DU: ausente, e BCF: 148 bpm.

Especular: com saída de líquido claro pelo orifício externo, com pH: alcalino.

Paciente relata perda de líquido de moderada quantidade marrom.

2. Análise Integral

2.1 Aspectos Anatômicos

Segundo Fatinni (2000, p.151). O útero é o órgão que aloja o embrião e no qual este se desenvolve até o nascimento. Envolvido pelo ligamento longo, tem em geral a forma de uma pêra invertida e nele se distinguem quatro partes: fundo, corpo, éstmo e cérvix. O corpo comunica-se de cada lado com as tubas uterinas e a porção que fica acima deles é o fundo. O útero varia de forma, tamanho, parição e estrutura. Estas variações dependem da idade, do estado de plenitude ou vacuidade da bexiga e do reto e, sobretudo, do estado de gestação. O cérvic tem sua extremidade voltada para trás e para baixo, de forma que existe uma discreta angulação ao nível do éstmo. Com relação ao eixo da vagina, o útero faz um ângulo de cerca de 90º. Na sua estrutura o útero apresenta três camadas:

• Interno ou endométrio, que sofre modificações com a fase do ciclo menstrual, uterino ou na gravidez;

• Média ou miométrica, de fibras musculares lisas e constituindo a maior parte da parede uterina;

• Externa ou perimétrio, representado pelo peritônio. As paredes do útero são espessas em razão da musculatura, mas a cavidade uterina é relativamente estreita no útero gravídico. Mensalmente, o endométrio se prepara para receber o óvulo fecundado, ou seja, o futuro embrião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com