TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação entre a observação de movimentos espontâneos e exame neurológico em crianças prematuras

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  4.590 Palavras (19 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 19

Comparação entre a observação de movimentos espontâneos e

exame neurológico em crianças prematuras

Objetivo: O método Prechtl de avaliação qualitativa dos movimentos generalizados (GMS) demonstrou ser um bom preditor de resultado neurológico em fetos, prematuros e nascidos a termo. O objetivo deste estudo foi comparar os resultados desta nova técnica com os de exame neurológico tradicional e de ultra-sonografia craniana em prematuros.

Métodos: gravações em vídeo de série (com avaliação off-line de GMs),exames de ultra-som do cérebro, e exames neurológicos foram realizados desde o nascimento até cerca de 6 meses de idade corrigida, em um grupo de 66 recém-nascidos prematuros idade gestacional variou de 26 a 36 semanas (média de 30,7 semanas). O acordo entre as duas técnicas e seu poder preditivo, com respeito para o resultado neurológico aos 2 anos de idade corrigida, foram avaliadas por cinco diferentes grupos etários de idade pré-termo a 65 semanas de idade pós-menstrual.

Resultados: A concordância geral dos achados neurológicos e GM foi de 80,3% e fortemente relacionada a idade (inferior durante os períodos pré-termo e a termo e superior depois disso). Em todas as idades os resultados da observação GM correlacionados altamente com resultados neurológicos; eles apresentaram maior sensibilidade e especificidade que o exame neurológico. Isso era verdade, em particular, antes da idade prazo, quando a pobre resposta neurológica pode estar relacionado com complicações transitórias, e na idade prazo, principalmente por causa das crianças com resultados normais de exame neurológico, mas resultado desfavorável. Durante o período pré-termo os resultados de ultra-som mostrou uma melhor especificidade e menor sensibilidade para o resultado do que conclusões GM.

Conclusões: Os resultados deste estudo indicam que a avaliação da qualidade GMs deve ser adicionado à avaliação tradicional neurológica, de neuroimagem e outros testes de bebês prematuros para fins de diagnóstico e prognóstico. (J Pediatr 1997;

Apesar do recente progresso no cuidado neonatal, com uma grande redução na taxa de mortalidade, os bebês nascidos atermo ainda estão em alto risco de deficiências de desenvolvimento, como resultado de lesões cerebrais pré-natais ou perinatais. De acordo com uma avaliação por Volpe, 1 5% a 15% dos recém-nascidos com peso de nascimento abaixo de 1500 mostram anormalidades neurológicas graves (principalmente paralisia cerebral) nos movimentos generalizados e entre 25% e 50% mais defeitos cognitivos e comportamentais sutis.

Técnicas de neuroimagem mais recentes, em especial, a ultra-sonografia de crânio e ressonância magnética, permitem a detecção in vivo de lesões cerebrais que n-luta ser responsáveis por deficiências neurológicas em recém-nascidos prematuros. A ultra-sonografia é uma técnica não-invasiva e de imagem de baixo custo. O significado de diagnóstico e prognóstico de alguns de seus achados, como hemorragia intraventricular e leucomalácia cística, é bem conhecida. É menos confiável para outras descobertas (por exemplo, periventricular aumentou echogenicities). Potencialmente, a ressonância magnética é a melhor modalidade de imagiologia do cérebro neonatal, mas requer deslocamento infantil a partir da unidade de terapia intensiva neonatal, e ainda há poucos relatos sobre o valor prognóstico das suas conclusões em prematuros.

Prematuros geralmente recebem um exame neurológico no período neonatal, com o objetivo de avaliar como consequências funcionais de Lesões cerebrais, que podem ter sido reveladas por neuroimagem e, para prever o resultado neurológico a longo prazo. È sempre preferível utilizar um exame neurológico global. Protocolos padronizados e validados de ensaio dos Diferentes subsistemas do Sistema nervoso neonatal; Além Disso, o Seu valor de diagnóstico e Prognóstico foi Confirmado por numerosos Estudos. Dois Protocolos principais para exame neurológico neonatal estão validados, aqueles de Prechtl 5 para Crianças nascidas a termo e de Dubowitz e Dubowitz 6 also para recém-nascidos prematuros. Infelizmente, E difícil de aplicar Alguns dos itens Dubowitz para prematuros frágeis ainda em incubadoras. Avaliação Neurológica geralmente realizada A Idade prazo ou antes da alta da unidade de terapia intensiva neonatal. Vários Estudos relataram Uma Correlação estatisticamente significativa between os resultados do exame Prechtl ou Dubowitz e o resultado Neurológico de prematuros. No entanto, Nestes estudos o número consistente de casos positivos ou falso-negativos resultou em Bastante baixa sensibilidade e especificidade.

Uma nova abordagem à avaliação neurológica, com base no observação da movimentação espontânea dos fetos, prematuro lactentes e crianças nascidas a termo foi recentemente proposta por Prechtl. A justificativa dessa escolha deriva teoricamente de considerações empíricas. Em primeiro lugar, sabe-se que os fetos e recém-nascidos mostram um grande número de padrões motores, gerados e produzidos por geradores de padrão central localizados em diferentes partes do cérebro. Em segundo lugar, há indícios substanciais de que a atividade espontânea é o indicador mais sensível da disfunção cerebral do que a reatividade dos estímulos sensoriais em testes de reflexo.

Os resultados preliminares sugerem uma estreita correlação entre os resultados da observação dos movimentos generalizados e os de exame neurológico tradicional. O objetivo deste estudo foi comparar de forma mais sistemática as duas técnicas em diferentes idades, desde o período pré-termo para os primeiros meses pós-termo, em um grande grupo de crianças nascidas antes do termo. Nós procuramos respostas para as seguintes perguntas:

1. Quando a observação GM e exame neurológico são feitos com a mesma idade, como concordante são os resultados das duas técnicas?

2. Qual é a idade dependência dos resultados (ou seja, se a sua concordância variam nas diferentes faixas etárias a partir do período pré-termo para os primeiros meses pós-termo)?

3. Qual é a validade dos dois métodos de avaliação em prever o resultado em 2 anos de idade corrigida, com relação a comprometimento neurológico?

4. Qual é o poder preditivo de trajetórias individuais de desenvolvimento de observação GM?

5. Os resultados da ecografia são melhores preditores do resultado neurológico do que os de GM e exame neurológico?

De todo o repertório de padrões motores gerados endogenamente, os movimentos generalizados, que são movimentos brutos que envolvem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com