TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar Os Problemas Decorrentes Da Falta De ética Em Processos Seletivos

Pesquisas Acadêmicas: Analisar Os Problemas Decorrentes Da Falta De ética Em Processos Seletivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz da tarefa individual 1*

Módulo: 2 Atividade: Invididual

Título: Analisar os problemas decorrentes da falta de ética em processos seletivos

Aluno:

Disciplina: Recrutamento e seleção Turma: 49

Introdução

A presente atividade tem por objetivo analisar os possíveis problemas decorrentes da falta de ética em processos seletivos, apresentar as possíveis soluções para tais problemas e a forma como podemos evitar esse tipo de problema em um processo de recrutamento e seleção.

Sabe-se que o futuro da organização está pautado em seu capital intelectual, inclusive selecionadores também são oriundos de tais processos e, nesse sentido, Chiavenato adverte: “A seleção busca dentre vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. No fundo está em jogo o capital intelectual da organização que a seleção deve preservar ou enriquecer”.

Problemas decorrentes da falta de ética em processos seletivos

Recrutamento e Seleção é um processo que procura unificar pessoas e trabalho através do estudo das diferenças individuais dos candidatos que se apresentam às vagas, com a finalidade de prognosticar, através da utilização das técnicas de seleção, quais estariam capacitadas para ocupar um cargo dentro de uma organização (BRUNO, 2000).

O processo de Recrutamento e Seleção terá um resultado positivo, quando atender as necessidades com rapidez; com quantidade suficiente de candidatos considerados potencialmente capacitados; com custo adequado despendido no processo e que haja permanência dos candidatos na organização. O resultado será negativo quando ocorrer um alto turnover (rotatividade) no período experimental, poucos candidatos potenciais para o processo seletivo, alto custo do recrutamento; poucos funcionários qualificados o que poderá comprometer a eficiência e eficácia da organização.

O Recrutamento e Seleção é um dos processos mais importantes numa organização, pois o seu futuro da empresa depende do capital intelectual com as competências associadas às suas atividades, lembrando que o selecionador também faz parte do capital humano da empresa. Entretanto, muitos assumem essa atribuição para selecionar novos talentos, mas se revestem do orgulho e da arrogância por outros pelo motivo de outras pessoas dependerem de sua decisão e esquecem de que o futuro da organização também depende dessa captação de novos talentos.

Os selecionadores desatualizados se planejam mal e candidatos ficam horas esperando, recepcionam os candidatos com indiferença e discriminação. Ao analisarmos classificados em jornais e internet, confrontamos com anúncios que afastam potenciais candidatos ao processo seletivo, bem como são centros de discriminação do trabalhador brasileiro, suscetíveis a processos judiciais por afrontar abertamente a Constituição Federal, cujas discriminações são das mais variadas como sexo, raça, cor, estado civil, idade, aparência, dentre outros. Isso pode ocorrer não por causa da empresa, mas porque o setor de Recrutamento e Seleção não está devidamente treinado para os desafios da atualidade, tendo como base pensamentos arcaicos e discriminatórios.

Quando questionamos a ética no processo seletivo dos novos candidatos a uma vaga é por que estamos falando de uma parte essencial de uma empresa, o futuro da empresa depende do empenho, da eficiência e do perfil certo a vaga preenchida do novo colaborador.

Caso o selecionador falta com a ética de não contratar um novo colaborador por sua capacidade e perfil certo para vaga disponível, mas contratar por questões pessoais, a empresa pode ficar a desejar com a sua produção e com isso diminuir seu capital de ganho.

De outro lado o recrutamento e seleção de uma empresa devem passar imagem de setor de respeito, pois essa credibilidade pesa na escolha do novo candidato a vaga. O candidato que tem uma visão negativa no processo de seleção ira automaticamente deixar de se candidatar por uma questão de ética no processo.

O setor de seleção é o setor inicia os processos de funcionamento dentro da empresa, o colaborador certo faz com a organização não pare com sua engrenagem interna.

Perspectiva da empresa

O responsável do processo de seleção deve ser uma escolha certa, por que todo o processo ira se refletido no seu desempenho. Sob o enfoque da empresa, abaixo são listadas algumas opções que podem ser tomadas pela área de Recursos Humanos, a fim de evitar inconvenientes por falta de ética em um processo seletivo:

• A clareza dos processos, tanto para empresa como para o candidato.

• O respeito aos candidatos, atraso em relação à hora marcada para início da entrevista, troca de nomes e de currículo (entrevistar alguém, tendo na mão o CV de outro candidato), interrupções constantes durante a entrevista, seja por causa de telefonemas pessoais ou devido a colegas que vêm “jogar conversa fora” – tudo isso na frente do candidato!

• A entrevista bem planejada para os novos candidatos, com foco definido e pessoal.

• Atentar-se para as leis vigentes, para não incorrer em problemas judiciais prejudicando a organização e sobre tudo tratando o ser humano com respeito e ética, tendo em vista que se trata de um futuro colaborador que deseja contribuir para o sucesso daquela empresa.

• Preparação da equipe de selecionadores.

• A preparação do processo seletivo com antecedência e um bom planejamento.

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com