TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Atual Da Empresa Bonita

Casos: Analise Atual Da Empresa Bonita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIO

Você foi contratado para atuar como staff em uma empresa do ramo de beleza e cosméticos, que está em crescimento contínuo. Entretanto, a empresa B.O.N.I.T.A. Ltda. Está rumando no sentido inverso. Atualmente, essa empresa conta com três cabeleireiros, uma recepcionista responsável pelos agendamentos, duas manicures, uma massagista, uma esteticista e uma vendedora para os produtos de beleza importados que a empresa oferece às suas clientes. A empresa não trabalha com linha nacional de produtos e não tem marca exclusiva, revendendo cosméticos e maquiagem de empresas conhecidas internacionalmente.

A proprietária é a responsável por negociar com fornecedores e fazer o pagamento de contas, não se envolvendo diretamente no setor de venda e serviços que a empresa oferece. Mesmo com preços para competir no mercado, a empresa apresenta algumas dificuldades, sendo as mais relevantes: perda de clientes do salão (estimado em 30% em relação ao mesmo período no ano anterior), queda nas vendas dos cosméticos (redução de 20% em relação ao mesmo período no ano anterior) e reclamações sobre atendimento (aumento de 10% em relação ao mesmo período no ano anterior). Outro fator a ser considerado é a abertura de uma Clínica de Estética & Beleza nas proximidades da B.O.N.I.T.A. A Sra. Marie Lou, proprietária da B.O.N.I.T.A. precisa resgatar a diferenciação competitiva para não fechar a empresa.

Desta forma, você e sua equipe foram contratadas para elaborar um planejamento estratégico para a B.O.N.I.T.A., orientado à definição do negócio da empresa: missão, visão e valores; elaboração do diagnóstico situacional ideal: externo e interno; identificação de possíveis ameaças e oportunidades, forças e fraquezas por meio do mapeamento ambiental; propostas de ações estratégicas para recolocar a empresa de maneira competitiva no mercado.

ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)

_ Aula-tema: Os fundamentos da administração: O que é administração de empresas,

As empresas; O administrador; O contexto em que as empresas operam.

Esta atividade é importante para que você conheça os fundamentos da administração,

conheça seus conceitos e consiga visualizar as perspectivas futuras das empresas. Também propõe conhecer as empresas como organizações sociais e entendê-las como sendo sistemas abertos, mostrando o alinhamento organizacional por meio da missão, visão e valores organizacionais alinhados aos objetivos estratégicos, além de mostrar as habilidades básicas do Gestor e suas competências necessárias para sobreviver em um contexto organizacional instável.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

CST em Logística – 1ª série - Processos Gerenciais

Daniele Amstalden Libardi

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar no PLT 302, e nas bibliografias complementares da disciplina de Processos

Gerenciais, que constam no seu Plano de Ensino e Aprendizagem:

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

4. O que é missão, visão e valores organizacionais.

Pode-se também fazer pesquisas na internet, lembrando que sempre devem ser visitados sites confiáveis quanto sua veracidade. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho.

Sugestões de Bibliografia Complementar

• MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da Revolução

Urbana à Revolução Digital. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

• RIBEIRO, Antônio de Lima (org.). Administração dos Novos Tempos. 2ª ed. Rio de

Janeiro: Saraiva, 2004.

Passo 2 (Equipe)

Reunir com os colegas de grupo e debater sobre os conceitos levantados no passo 1,

Trazendo-os para a realidade empresarial em que você está inserido, ou seja, mostrar como os conceitos pesquisados são entendidos na empresa em que você trabalha. Observar também se você, enquanto profissional, possui as habilidades e competências necessárias para um gestor de sucesso. Os conceitos levantados servirão de base para você trabalhar a teoria na prática nas próximas etapas.

Passo 3 (Equipe)

Aplicar no desafio proposto alguns dos conceitos levantados no Passo 1, ou seja, definir a

missão, visão e valores da empresa B.O.N.I.T.A. Ltda. Reservar esse material para entrega do material final.

Passo 4 (Equipe)

Entregar todos os conceitos pesquisados no Passo 1, 2 e 3 ao seu professor, em forma de relatório, seguindo as normas da ABNT. Esse material também pode ser usado como

Introdução na elaboração do Planejamento Estratégico da etapa 4.

Um bom gestor precisa manter a sua equipe motivada, traçar metas e saber resolver as mais diversas situações como crises e conflitos.

O gestor precisa ter a capacidade de lidar com problemas, ou seja, liderar sob pressão de uma forma tranquila, e também precisa conhecer um pouco de diversos setores, tendo uma visão global para lidar com as mais diversos problemas e situações.

Ele pode trabalhar em qualquer empresa de segmentos variados, e também precisa não só ter o conhecimento dos processos, mas também saber lidar com as pessoas, detectar um problema no inicio, ter empatia, e não ser autoritário e ser sob todas as coisas muito flexíveis.

Empresa é uma unidade econômica social integrada por elementos humanos, materiais e técnicos que tem por objetivo obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.

As empresas são consideradas sistemas abertos por conter uma grande quantidade de entradas e saídas de processos em sua natureza, pois estes processos são indeterminados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com