TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Bcg

Artigos Científicos: Analise Bcg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

A matriz de Ansoff

segundo blog prof° Marcelo http://professormarceloneves.blogspot.com.br/2006/11/matriz-de-ansoff.html

As decisões estratégicas, segundo Ansoff (1990), preocupam-se especificamente com a seleção do composto de produtos que a empresa produzirá, e dos mercados nos quais os venderá. Nesse contexto, o vetor de crescimento especifica a direção dos negócios futuros da empresa, a matriz BCG apenas contempla este fator;

Estratégia Empresarial

Com a complexidade dos processos, cada organização possui suas estratégias competitivas, diferentes entre si, porém buscam um objetivo comum, conhecido como marketshare. Para Porter (2004), as estratégias podem ser tanto explícitas como implícitas, a estratégia pode ser criada explicitamente por meio de processos de planejamento, como pode ser criada implicitamente dentro dos departamentos da organização.

Nessa óptica, Chiavenato (2003) define estratégia como a mobilização de todos os recursos disponíveis de uma organização, visando em um âmbito global atingirem todos os objetivos traçados. Planos gerenciais, balanços anuais, plano anual de investimentos, são planos táticos caracterizando uma estratégia global em longo prazo.

De acordo com Fischmann e Almeida (1991, p. 25), “a administração estratégica é o processo de tornar a organização capaz (capacitação) de integrar as decisões administrativas e operacionais com as estratégicas, procurando dar ao mesmo tempo maior eficiência e eficácia à organização”.

Nessa óptica, o planejamento estratégico segundo Chiavenato (2003), analisa todo o ambiente de uma organização, busca definir suas oportunidades e suas ameaças no ambiente externo, traça metas em longo prazo, levando em consideração as variações do ambiente, de modo a não correr riscos no futuro.

Neste contexto, Porter (2004) enfatiza o desenvolvimento de uma estratégia competitiva, que significa uma fórmula ampla para o modo como uma empresa competirá e a relação da organização com o ambiente externo. Embora o ambiente externo seja amplo, todas as organizações sofrem tanto com as forças sociais quanto as forças econômicas.

O autor desta ainda que a intensidade da concorrência externa depende de cinco forças competitivas básicas, onde o conjunto dessas cinco forças determina o lucro final da organização, que é medido em relação ao retorno em longo prazo e ao capital investido. competitivas básicas, onde o conjunto dessas cinco forças determina o lucro final da organização, que é medido em relação ao retorno em longo prazo e ao capital investido.

As estratégias da organização podem estar intimamente ligadas com as cinco forças competitivas citadas por Porter (2004), entrada de novos concorrentes, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes, refletem o fato de que a concorrência das organizações não está limitada as já existentes.

Com base nisso, Porter (2004) afirma que ao enfrentar as cinco forças competitivas, existem três posturas estratégicas, que, se forem corretamente aplicadas podem se tornar um diferencial para alcançar a vantagem competitiva e superar seus concorrentes.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com