TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Demonstrações Financeiras

Pesquisas Acadêmicas: Analise Da Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema de Informação – tem como objetivo prover seus usuários com demonstrações e relatórios gerenciais de conteúdo econômico, financeiro e operacional.

São sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.

Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

Usuários da informação contábil:

1. Governo - Ao Governo interessa saber o faturamento da empresa para saber quanto serão os tributos devido pela empresa.

2. Administradores - Verificam a real situação da empresa analisando principalmente suas despesas e custos com vista a redução de gastos.

3. Fornecedores - Buscam verifica se de fato a empresa é solida. E se ele possui condições de arca com seus compromissos.

4. Banco - Busca verifica a liquidez da empresa. E sua capacidade de pagamento e seu faturamento

5. Investidores - Tem como interesse saber se a empresa é rentável, ou seja, saber seu potencial de lucro, visando recuperar no futuro os valores investidos.

Limitações Contábeis: O resultado de tais limitações é que os relatórios contábeis podem não expressar totalmente a realidade econômica da entidade. Algumas vezes, a Contabilidade fornece um retrato algo desfocado ou defasado de uma paisagem empresarial, principalmente porque seu enfoque básico continua sendo o de medir o lucro. Para isto, ela continua insubstituível instrumento. Sua maior limitação está no fato de o balanço não representar, frequentemente, o valor de mercado da empresa, já que este de fato não é seu objetivo.

Balanço Patrimonial: O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil com a finalidade de apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma empresa.

O Balanço Patrimonial é composto por:

Ativo circulante Passivo circulante

Ativo não circulante Passivo não circulante

Realizável a longo prazo Exigível a longo prazo

Permanente Património Líquido

O BP tem na sua constituição duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do Ativo e a coluna do lado direito é a do Passivo.

No lado esquerdo são discriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor monetário.

No lado direito são discriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária.

Também no lado direito são discriminadas as contas do Patrimônio Líquido, sendo as obrigações para com a empresa

Sistema fechado realiza pouquíssimas ou nenhuma troca com o meio ambiente onde está inserido. Por exemplo, máquinas.

Sistema aberto está em constante troca com o ambiente ao seu redor. Por exemplo, o corpo humano.

Toda empresa é um sistema aberto.

Contabilidade e finanças

As áreas de contabilidade e finanças na empresa estão interligadas e a harmonia entre elas permite que o fluxo de recursos na empresa seja eficiente para suprir as necessidades relativas ao seu crescimento e à satisfação de seus sócios/acionistas, funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com