TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Demonstrações Financeiras

Artigo: Analise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Título : 5 - Análises dos índices de liquidez e atividade

Conteúdo :

ANÁLISE DOS ÍNDICES ECONÔMICOS FINANCEIROS

Os índices constituem um importante instrumento de análise empresarial, eles são uma relação entre contas das demonstrações financeiras, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica financeira da empresa. Os insumos básicos para análise de índices são a D.R.E. e o balanço patrimonial da empresa. Os índices ou índices estão classificados em 4 grupos: Índices de Liquidez, Endividamento e Estrutura, Rentabilidade, e de Análise de Ações. Cada grupo verifica certo aspecto empresarial, assim sendo:

ÍNDICES DE LIQUIDEZ

A liquidez de uma empresa normalmente está associada à capacidade de atender a suas obrigações em curto prazo, porém, os índices de liquidez ao observados a partir do fluxo de caixa da empresa, são valores encontrados a partir da relação entre os dados do Ativo Circulante – AC e as dívidas da empresa. Estes índices buscam medir a solidez financeira da empresa. Obviamente que se uma companhia apresenta bons índices de liquidez terá também boa capacidade de pagamento de pagamento de suas dívidas. Isso não significa que ele automaticamente estará pagando suas dívidas no prazo, devido a fatores como capacidade de renovação de estoques, prazos de recebimentos, grau de endividamento, disponibilidades líquidas.

(A) Índice de Liquidez Geral

Este índice mostra se os recursos investidos no Ativo Circulante – AC e no Realizável a Longo Prazo – RLP são suficientes para cobrir as dívidas (obrigações) totais. Estabelece a relação entre os direitos e obrigações da empresa em liquidar suas obrigações à curto (Passivo Circulante) e longo prazo (Exigível a Longo Prazo). Esse índice denota se a empresa tem solidez financeira suficiente para cobrir os compromissos assumidos com terceiros.

É importante salientar que na interpretação desse índice levemos em consideração os prazos referentes vencimentos dos direitos do Ativo Circulante conjugada a diversas obrigações do Passivo Circulante. Deve-se também estar atento as questões de insolvência[1] dado a um maior ou menor valor no cálculo da Liquidez Geral, visto que cada empresa tem uma característica distinta na capacidade e velocidade de gerar recursos para pagamento de suas dívidas.

(B) Índice de Liquidez Corrente:

Mede a capacidade da empresa em atender suas obrigações de curto prazo. Se uma empresa apresenta um índice de Liquidez Corrente baixo ou em constante declínio pode-se considerar que ela vem atravessando um período de deficiência de caixa ou de um aumento das obrigações de curto prazo. Este índice pode ser associado em sua análise ao Capital Circulante Líquido – CCL.

É importante salientar que um Índice de Liquidez Corrente menor que 1,0 pode significar que a empresa está com um CCL negativo. Isso denota que: (1) a empresa apresenta dificuldades de pagamento de curto prazo; (2) a empresa passou a ser mais agressiva considerando quantias menores de direitos AC em relação a suas obrigações PC; (3) ou a empresa está administrando de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com