TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Demonstrações Financeiras

Artigo: Analise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  7.060 Palavras (29 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 29

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.

Atividades Práticas Supervisionadas – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras apresentado para a banca examinadora da Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional, como requisito parcial aprovação na disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras sob orientação do Professor Tutor Presencial Marcos Rueda Guzman e Professora. EAD Glenda de Almeida Soprane.

SOROCABA

2013

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.

Atividades Práticas Supervisionadas – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras apresentado para a banca examinadora da Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional, como requisito parcial aprovação na disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras sob orientação do Professor Tutor Presencial Marcos Rueda Guzman e Professora. EAD Glenda de Almeida Soprane.

22 de Abril de 2.013.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________

Prof. Marcos Rueda Guzman.

_____________________________________

Professora. EAD Glenda de Almeida Soprane.

RESUMO

O objetivo deste estudo é compreender a importância da necessidade da Análise Vertical e Análise Horizontal como auxílio na tomada de decisão de uma organização efetuando cálculos sobre as vendas, custos dos produtos vendidos, margem bruta, despesas operacionais e contas patrimoniais. Temos a função dos índices econômicos e financeiros para obtermos uma visão transparente de um negócio, realizando os cálculos sobre a estrutura, liquidez, rentabilidade e dependência bancária. Aplicaremos o método Dupont e o termômetro de insolvência para elaboração de projetos e por fim os conceitos básicos da preparação do fluxo de caixa e as tendências gerenciais do demonstrativo.

Palavras chaves: Análise Vertical, Análise Horizontal, Função dos Índices Econômicos e Financeiros, Método Dupont e Termômetro de Insolvência, Fluxo de Caixa e Tendências Gerenciais.

SUMÁRIO

CAPITULO 1 – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.

1.1 INTRODUÇÃO................................................................................................06

1.2 Análise Vertical e Análise Horizontal...............................................................07

1.3 Função dos índices econômicos e financeiros....................................................15

1.4 Método Dupont e Termômetro de insolvência...................................................23

1.5 Fluxo de Caixa e as tendênciasgerenciaisdodemonstrativo...................................28

1.6 CONCLUSÃO...................................................................................................34

1.7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................35

1.1 INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada fará com que nós alunos do quarto e quinto semestre de administração iremos aprender a utilizarmos adequadamente a terminologia e a linguagem das ciências contábeis e atuariais. Iremos elaborar relatórios que contribuam para nosso desempenho e realizações nas organizações.

Faremos ao longo do trabalho apresentado cálculos sobre Análise Vertical e Análise Horizontal que são técnicas para verificarmos as demonstrações financeiras, contudo descrevemos as possíveis causas das variações nas vendas, nos custos dos produtos vendidos, na margem bruta, nas despesas operacionais e nas contas patrimoniais.

Para obter uma visão transparente de uma organização veremos a importância dos índices econômicos e financeiros.

Utilizaremos o método DUPONT e o termômetro de insolvência para elaborarmos o projeto de viabilidade econômica da empresa, esse método nos faz prever possíveis falências ou tendências das empresas. Portanto, com a elaboração desse projeto usaremos o modelo de Stephen Kanitz para elaboração da escala e medir a possibilidade de insolvência da entidade Analisada.

Entretanto, preparamos os conceitos básicos do fluxo de caixa e as tendências gerenciais do demonstrativo. Com isso, determinamos a necessidade de Capital de giro da empresa, o prazo médio de rotação dos estoques, o prazo do recebimento das vendas, o prazo médio de pagamento de compras calculado em dias o ciclo operacional e financeiro.

Analise Vertical e Analise Horizontal

Essas analises são técnicas para analisar as demonstrações financeiras. As características da analise vertical e horizontal é comparar valores de certo período, com valores do período anterior para mostrar a relevância, crescimento ou decrescimento.

A analise vertical nos ajuda na avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e nos fornece de forma detalhada a evolução de cada conta em relação ao total do ativo, passivo, patrimônio liquido e DRE.

A analise horizontal nos fornece informações que nos permite verificar a evolução dos elementos do BP e da DRE e um determinado período. Chamamos de numero índice a relação existente entre o valor de uma conta em uma determinada data e o valor obtido na data-base ou ano-base.

Às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com