TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Demostrações Financeiras

Artigos Científicos: Analise Das Demostrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE FRANCA

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO UBERLÂNDIA

PORTIFÓLIO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II

Aluno: DANIEL NUNES DE SOUZA

Matricula: 1063952

Curso: ADMINISTRAÇÃO SEMESTRAL

7º SEMESTRE

TEMA: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA

EMPRESA

1. Suzano Papel e Celulose

2. TAM Linhas Aéreas

3. Vale

4. Banco Bradesco

5. Bunge Brasil

6. Souza Cruz

7. AES Eletropaulo

8. Honda Motos

9. Votorantim Cimentos Brasil

10. Natura

11. Itautec

12. Gerdau

ROTEIRO: Escolha 01 (uma) das empresas acima e elabore seu

trabalho com as seguintes informações:

1) APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

- RAMO DE ATIVIDADE;

- DEMOSTRAÇÃOES FINANCEIRAS (BP, DRE, DFC, DVA, etc...);

2) Elaborar a análise dos anos de 2011 e 2012, sendo:

a) Análise horizontal e vertical do Balanço Patrimonial;

b) Análise por quocientes de liquidez (corrente, seca, geral e

imediata);

c) Análise por quocientes de endividamento (grau, qualidade e

quantidade);

d) Análise por quocientes de rentabilidade (ROI, ROE);

e) Você deverá elaborar um RELATÓRIO DE ANÁLISE (ATÉ 20

LINHAS), abordando a situação econômico-financeira da

empresa, conforme os cálculos elaborados.

3) CITAR AS FONTES PESQUISADAS (SITES) Sumario

1- Introdução

2- A Empresa

3- Suzano Hoje

4- Análise Contábil \ Gestão Financeira \ Estatística

5- Conclusão

6- Referências Introdução

A Gestão Financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitam à empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada. Essa obtenção de recursos financeiros deve ser ponderada com base em indicadores relativos à empresa, mas que vão muito para além dela, abrangendo toda a sua envolvente desde o mercado em que atua até à sua conjuntura econômica.

Os objetivos fundamentais da atividade empresarial e da Gestão Financeira em particular são: Estabilidade e Rendibilidade.

Estabilidade, no sentido da não afetação do ciclo produtivo, (os inputs necessários) por falta de pagamento e ser assegurada a capacidade de desenvolvimento da empresa concretizada no seu esforço de investimento, sem que o risco de falência ou insolvência seja demasiado elevado.

Rendibilidade, no sentido de minimização dos custos assumidos perante terceiros a fim de obter os meios financeiros indispensáveis ao seu financiamento, o que implica obter nas melhores condições de prazo e taxa para esses mesmos fundos, e maximização dos proveitos a receber de terceiros resultantes da aplicação nas melhores condições de prazo e taxa de meios financeiros que liberta. |

Em termos de análise da área financeira de uma empresa, a base do trabalho é necessariamente constituída pelos dados fornecidos pelo Departamento Contabilístico, quer como consequência das exigências legais (fiscais e/ou outras) quer decorrente das necessidades de informação dos gestores como ponto departida e base da tomada das principais decisões estratégicas.

As demonstrações financeiras procuram fornecer informação sobre o patrimônio e riqueza das empresas sobre diferentes perspectivas.

Empresa: Suzano Papel e Celulose

Leon Feffer - o descobridor da fibra curta de eucalipto, que revolucionou a fabricação de papel no Brasil e no mundo, é visto até hoje como um grande empreendedor e um exemplo de vida.

Líder mundial na produção de celulose de fibra curta a partir do eucalipto, o Brasil deve boa parte desse mérito ao empreendedor Leon Feffer, fundador da Suzano Papel e Celulose.

Sua principal atividade era comprar e vender papel de grandes firmas, contudo com o inicio da 2ª Guerra Mundial a importação de celulose e matéria-prima para a fabricação de papel ficou comprometida. Pastas mecânicas e aparas de papel não eram suficientes para compensar a redução de oferta de celulose importada, levando Leon Feffer a investir na pesquisa de novas matérias-primas.

Com a ajuda de seu filho Max Feffer e do químico Benjamim Solitrenick, que trabalhou com os Feffers entre 1955 e 1988, Leon Feffer liderou, a pesquisa que mostrou a viabilidade de se produzir papel de alta qualidade a partir do uso de 100% de celulose e eucalipto, em substituição ao pinho.

SURGIMENTO DA CIA SUZANO DE PAPEL E CELULOSE

Após estudos sobre a produção de papel com celulose de eucalipto, tornou-se necessária à construção de uma fabrica para produzir esta “celulose nacional”, o que

exigiria novos investimentos.

Em 1957, com a sua empresa já tendo o nome de Cia Suzano de Papel e Celulose, em função da compra da Indústria de Papel Euclides Damiani, localizada em Suzano (SP), Feffer conseguiu demonstrar que a controvérsia discutida naquele período em relação à qualidade da celulose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com