TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Crédito E Condição De Risco

Casos: Analise De Crédito E Condição De Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

São Paulo

23 de Outubro de 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

ÉTICA EMPRESARIAL 05

COMO CARCTERIZAR A CONSCIÊNCIA ÉTICA 06

TRAÇOS CULTURAIS 07

CONCLUSÃO 09

BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO

É certo ligar o sucesso ou fracasso de uma organização ao seu comportamento ético? Tenho convicção de que sim! Ser ético, hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referencial intangível como marca imagem, prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade.

As empresas para se manterem competitivas e ainda proporcionarem índices financeiros e econômicos capazes de satisfazerem os interesses dos investidores, têm adquiridos novas competências. Para isto não bastam apenas oferecerem produtos de qualidade, são necessários novos atributos, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Neste contexto a implantação de uma conduta ética dentro das organizações poderá contribuir com excelentes resultados, não só no campo social como também no financeiro, proporcionando aos investidores resultados superiores a investimentos da mesma natureza.

Ética e Responsabilidade Social

A ética tem a ver com a conduta humana, com a forma como o serhumano se relaciona entre si. As relações humanas são pautadas por um conjunto deprincípios ou padrões, nem sempre consensuais, mas que permitem a interação entre aspessoas. Até agora, pouco se conseguiu quanto a princípios universais, aceitos por todosindistintamente. Catástrofes, por vezes, pelo impacto que causam, levam à produção delegislações aceitas por maiorias, pelo menos formalmente.

Os aspectos éticos na avaliação da responsabilidade social da empresa referem-se, entre outros, às dimensões éticas na condução dos negócios, às questões morais que se originam da relação trabalho/empresa e ao acordo explícito entre os objetivos e metas da empresa com o cumprimento dos códigos de ética dos profissionais que dela fazem parte.

Ética Empresarial

A ética relaciona-se diretamente com os juízos morais. Há empresas que possuem seus códigos de conduta, numa demonstração à sociedade sobre seus pressupostos éticos. A finalidade da empresa, sob a ótica da teoria clássica é a maximização dos lucros. Modernamente, o escopo empresarial ancora-se, também, no conceito da exploração da atividade econômica, sob a ótica que a empresa é algo mais que um simples negócio. Além do interesse da empresa em si, há um interesse social a ser perseguido. A empresa que adota uma cultura ética, possivelmente, reduzirá seus custos de coordenação.

A ética empresarial, termo mais restrito que o de ética no seu sentido mais amplo, trata especificamente, nos dias atuais, da relação das empresas públicas, privadas ou mistas (comportamento interativo), com todos os demais segmentos que estão no seu campo de ação: colaboradores, clientes, público, concorrentes, comunidade, etc. A ética empresarial é norteada por princípios jurídicos, de natureza legal, e por princípios de boa convivência, de natureza social, em conformidade com os valores da organização, que dizem respeito à responsabilidade individual de seus integrantes e aos valores sociais que dizem respeito à cultura social em que a empresa está inserida. Responsabilidade social encerra a idéia de balanço, de prestação de contas, de como a empresa trabalha e age em relação aos seus empregados, à sociedade, incluindo concorrentes, e ao meio-ambiente. Dentro da empresa, manifesta-se com a implantação de uma cultura e clima organizacionais propícios e, fora, com ações que evitem impactos negativos, prejudiciais à sociedade (pessoas de um modo geral, organizações e meio-ambiente). O critério responsabilidade social avalia as empresas de acordo com os seus atos legais, financeiros e éticos, podendo excluí-las do mercado caso os resultados desse balanço não sejam favoráveis.

A partir da idéia de abertura, desregulamentação dos mercados, a relação competitiva - concorrência entre duas ou mais empresas - tornou-se objeto de avaliações cada vez mais presentes e sofisticadas, justificadas por um conjunto de critérios, dos quais responsabilidade social é uma condição necessária.

A ética ganha respeito como forte diferencial de qualidade e conceito público, mas será que já se formou a consciência ética no comando das organizações.

Algumas questões básicas precisam ser devidamente equacionadas para um melhor entendimento sobre a eficácia da ética nos negócios.

No entanto, posso até dizer quevivemos um momento importante de renascimento moral, no esboçar de uma nova conscientização. Nesse sentido, as boas intenções são bem vindascomo início de processo.

A conscientização tem esse mérito: provoca desconforto comrelação às situações negativas vigentes. É imprescindível, todavia, que existam alternativas concretas, atitudes e comportamentos que denotem mudanças significativas.

COMO CARACTERIZAR A CONSCIÊNCIA ÉTICA?

- Impossível à vida em sociedade e a continuidade de um grupo sem um mínimo de estrutura ética, ou seja, de valores, princípios, limites, respeito à pessoa, sentido de bem comum.

- Para tanto, é preciso distinguir:

. A Predisposição Ética que se refere à sensibilidade social, a percepção de valor, a relevância do bem moral e a Consciência Ética que corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com