TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Industriais: Capital físico e Capital de Giro na análise de investimentos; Incerteza, Risco e Volatilidade

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 4

Aula – Tema: Projetos Industriais: Capital físico e Capital de Giro na análise de investimentos; Incerteza, Risco e Volatilidade na análise de investimentos. O papel e o tratamento de risco na análise de investimentos.

Passo 1

Risco é a chance do retorno de um investimento ser diferente do inicialmente esperado, o que inclui a possibilidade de perder parte ou todo valor aplicado, ou seja, um ativo arriscado é aquele que tem maior chance de perda, enquanto um ativo mais seguro é aquele em que a probabilidade de perda é menor.

Volatilidade é a maneira que será utilizada sendo assim associada ao risco sendo ele mensurado, ou seja, a medida estatística da possibilidade de o ativo cair ou subir, muitas vezes de forma  significativa , em um determinado período de tempo, podendo ser calculada de várias formas, as mais utilizadas para medir o risco é a variância ou o desvio padrão  da rentabilidade histórica de um determinado investimento.

Portanto, não são sinônimos para poder definir se á riscos ou não, depende do perfil do investidor. Existem três perfis de investidores: conservadoresmoderados e dinâmicos (ou agressivo). Quando definido o perfil de investidor, você também estará definindo a sua estratégia de investimentos.

Podendo ser a volatilidade absoluta ou relativa, com seus termos: histórica, implícita e real( futura), cada uma com suas características, são elas:

  • Volatilidade Histórica: calculada com base nos dados históricos e serve como referência para estimar a volatilidade futura.
  • Volatilidade Implícita: descrita como a estimativa de volatilidade futura adotada pelo mercado ; obtida através de cálculos com preços de ativos negociados no mercado, principalmente derivativos. Nem sempre acompanha a volatilidade histórica.
  • Volatilidade Real(Futura): é aquela efetiva do preço do ativo no futuro e, como tanto, não é conhecida. A partir do momento em que é verificada passa a ser volatilidade histórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com