TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Perigos E Riscos De Um Canteiro De Obras

Casos: Análise De Perigos E Riscos De Um Canteiro De Obras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

Programa de Pós-graduação - WPós

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho Turma: Engenharia de Seg. do Trabalho – Especial 2013

Disciplina: Gerência de Risco Professor-tutor: Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira

Aluno (Nome completo): Marco Aurélio dos Santos de Souza

Atividade: Unidade 2 – Atividade 1

Em qual cidade voce gostaria de morar? Se voce respondeu A, estará dentro da grande maioria, que acha “normal“ morrerem 1.000 pessoas por ano em acidentes de transito, mas não admitem. Na cidade B, um acidente unico pode gerar 10.000 mortes, mesmo que sua probabilidade seja baixa.

POSICIONAMENTO ACERCA DA QUESTÃO

No caso em questão, comparando entre a probabilidade de ocorrência de um acidente de trânsito e um acidente tipo terremoto, penso que a escolha em morar na cidade A é a mais sensata (acidentes de trânsito), do que morar na cidade B (Acidente com terremoto).

Nessa escolha estou levando em conta de que terei mais opções de realizar medidas preventivas para que não aconteça um acidente de trânsito comigo, pois conforme estatística brasileira de acidentes de trânsito, 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por imprudências (não utilizar o cinto de segurança, realizar manobras sem sinalizar com antecedência, avançar o sinal vermelho, falar ao telefone enquanto dirige, etc).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o 5º país com maior violência no trânsito.

(fonte g1.globo.com – acesso em 11/01/2014)

Em se tratando de imprudências eu consigo ter mais ação, já que depende de ações modificadoras da minha conduta no trânsito.

Quando eu consigo implantar medidas corretivas e ou preventivas eficazes em um processo relacionando a probabilidade/frequência de ocorrência de algum acidente, eu consigo com isso diminuir essas ocorrências.

Situação diferente eu tenho quando se trata de morar em uma cidade com probabilidade de ocorrência de terremoto, mesmo a probabilidade sendo baixa, terei menos possibilidade de ação, por se tratar de fatos da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com