TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Dados

Ensaios: Analise De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Análise de Dados em Segurança Pública

Curso: Superior de Gestão em Segurança Pública

Professor: Carlos Henrique Hobold

Nome do aluno:

Data: 22/08/2013

Desenvolva uma pesquisa na internet e encontre um trabalho científico (artigo) que trabalhe com medidas de tendência centrais. Você pode acessar as revista do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para procurar alguns artigos do gênero. (Disponível em: <http://www2.forumseguranca.org.br/node/36/>. Acesso em: 14 jun. 2013). Desenvolva uma síntese deste artigo, com, no máximo, 10 linhas, explicitando:

a) que tipo de medida de tendência central o autor utilizou; (1,5 pontos)

b) quais os principais resultados alcançados. (1,5 pontos)

RESPOSTA: Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil.

Visando verificar a associação entre violência policial e os coeficientes de mortalidade por homicídio, considerando o resultado das variáveis contextuais, usando a modalidade de estudo ecológico de corte transversal, considerando os 96 distritos censitários da Cidade de São Paulo, o autor fez primeiramente uma análise descritiva simples, com cálculos de medidas de tendência central (média e mediana) e dispersão (desvio padrão, variância, medida de distorção, ou skeweness, e curtose), cálculo do intervalo de confiança de 95% (IC95%), identificação de pontos fora da curva (outliers) e teste de normalidade. Nas análises uni-variadas, o efeito visto foi à associação forte e significativa entre os coeficientes de mortalidade por homicídio e de todos os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e violência policial. Depois do controle dos potenciais que confundem, a ligação entre a violência policial e os coeficientes de mortalidade por homicídio manteve-se firme e de grande importância. Os resultados mostram que uma ação policial concentrada na violação dos direitos humanos básicos, não parece ser o objetivo mais correto para o enfrentamento da violência urbana. A combinação de homicídios que são efeitos de violência interpessoal com óbitos por meio de agressão/ação policial representa um “status ko” de socialização negativa, promovendo ainda mais violência.

Referência:

PERES, Maria Fernanda Tourinho. Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil. Rev. Panam Salud Publica, v. 23, n. 4, p. 268-276. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v23n4/v23n4a07.pdf>.

2) Desenvolva uma pesquisa na internet e encontre um trabalho científico (artigo) que trabalhe com medida de variabilidade. Você pode acessar as revista do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para procurar alguns artigos do gênero (Disponível em: <http://www2.forumseguranca.org.br/node/36/>. Acesso em: 14 jun. 2013). Desenvolva uma síntese deste artigo, com, no máximo, 10 linhas, explicitando:

a) como o autor utilizou a medida de variabilidade; (1,5 pontos)

b) quais os resultados alcançados. (1,5 pontos)

RESPOSTA: Análise espacial dos determinantes socioeconômicos dos homicídios no Estado de Pernambuco.

A finalidade desta pesquisa era investigar a associação entre variáveis sociais e econômicas e índices de homicídio, considerando a coordenada espacial dos indicadores. Logo, o autor usou a medida de estudo ecológico, por via da Análise de Correlação, com o teste de correlação espacial determinado pelo Índice de Moran, regressão múltipla, Conditional Auto Regressive (CAR) e a função Loess, conforme o modelo de detecção de tendência especial. A variável dependente foi a taxa de homicídio da população masculina de idade 15 a 49 anos, residentes nas cidades do Estado de Pernambuco, em 1995 a 1998. As variáveis independentes referem-se a: taxas de condições de vida, renda familiar per capita, desigualdade de Theil, índice de Gini, renda média do chefe de família, índice de pobreza, taxa de analfabetismo e densidade demográfica.

A pesquisa mostrou as seguintes respostas: Os indicadores de taxa de analfabetismo e índice de pobreza explicaram 24,6% da variabilidade total dos índices de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com